Uma década de consolidação da Pós-graduação em Relações Internacionais no Brasil (2004-2014)
Palavras-chave:
Ensino e pesquisa, Pós-graduação, Relações InternacionaisResumo
O objetivo desse artigo é contribuir empiricamente para a mensuração do atual estágio de desenvolvimento do campo específico das relações internacionais no contexto das Ciências Humanas, ao longo da década de sua consolidação, ou seja, entre 2004-2014. A hipótese é que o grau de crescimento do período de consolidação não se sustenta na mesma proporção, no entanto sua mensuração contribui para análises de cenário e perspectiva futura.
Downloads
Referências
CAPES. Plataforma SUCUPIRA. 2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/. Acesso em 07 de julho de 2016.
CNPQ. Dados Abertos. Disponível em: <http://cnpq.br/dados_abertos/>. Acesso em 20 de Novembro de 2016.
FERREIRA, M. A. S. V. “The Rise of International Relations Programs in the Brazilian Federal Universities: Curriculum Specificities and Current Challenges”. Journal of Political Science Education. 2015. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1080/15512169.2015.1063440>. Acesso em 07 de Julho de 2016.
GEOCAPES. Sistema de Informações Georreferenciadas. 2016. Disponível em: http://geocapes.capes.gov.br/geocapes2/. Acesso em 07 de Julho de 2016.
HERZ, M. “O Crescimento da Área de Relações Internacionais no Brasil”. Contexto Internacional, v. 24, n. 1, Jun. 2002. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-85292002000100005>. Acesso em 07 de Julho de 2016.
LESSA, A. C. “A evolução recente dos estudos e dos programas de pós-graduação em Relações Internacionais no Brasil”. Meridiano 47: Boletim de Análise de Conjuntura em Relações Internacionais, n. 68, 2006, p. 14-16. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/handle/10482/5152>. Acesso em 07 de Julho de 2016.
MIYAMOTO, S. “O Ensino Das Relações Internacionais No Brasil: problemas e perspectivas”. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, n. 20, Jun. 2003. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0104-44782003000100009>. Acesso em 07 de Julho de 2016.
TICKNER, A. B.; CEPEDA, C.; BERNAL, J. L. “Enseñanza, Investigación y Política Internacional (TRIP) En América Latina”. Documentos del Departamento de Ciencia Política, Bogotá, n. 19, Dez. 2012. Disponível em: <https://c-politica.uniandes.edu.co/docs/descargar.php?f=./data/CP_Doc19_04-12-12.pdf>. Acesso em 07 de Julho de 2016.