O reconhecimento do status de refugiado ambiental

um problema conceitual?

Autores

  • Janaína Freiberger Benkendorf Peixer Centro Universitário Católica de Santa Catarina

Palavras-chave:

mudanças climáticas, direitos humanos, refugiados

Resumo

Analisa o conceito de refugiado a partir da análise dos instrumentos internacionais sobre o tema, procurando respostas à questão da proteção dos refugiados do clima. Isso porque, a Convenção de Genebra de 1951 não contempla a questão climática no rol de proteção. Os debates sobre o uso do termo gravitam a respeito de um possível enfraquecimento do instituto do refúgio caso fosse utilizado de forma extensiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaína Freiberger Benkendorf Peixer, Centro Universitário Católica de Santa Catarina

Professora de Direito Processual Civil, Direito Civil, Direitos Humanos e Metodologia da Pesquisa; Doutoranda em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina; Mestre em Direito Econômico e Sócio-Ambiental pela PUC-PR, linha de pesquisa Sociedades e Direito, sob orientação da Prof. Doutora Flavia Piovesan; pesquisadora da área de Direitos Humanos com ênfase em Migrações Humanas motivadas por causas ambientais.

Downloads

Como Citar

Peixer, Janaína Freiberger Benkendorf. 2017. “O Reconhecimento Do Status De Refugiado Ambiental: Um Problema Conceitual?”. Meridiano 47 - Journal of Global Studies 16 (148):34-40. https://periodicos.unb.br/index.php/MED/article/view/5022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.