Autonomia na limitação

instituições multilaterais e promoção da paz na trajetória de Sergio Vieira de Mello

Autores

  • Diego Santos Vieira de Jesus PUC-Rio / ESPM-RJ

Palavras-chave:

Instituições multilaterais, Sergio Vieira de Mello, Organização das Nações Unidas

Resumo

A partir da reflexão sobre a interação da trajetória profissional de Sergio Vieira de Mello com a dinâmica de atuação das instituições do Sistema das Nações Unidas, o argumento central deste artigo é o de que as principais falhas na promoção da paz e da segurança pelas instituições multilaterais como a ONU advêm da divisão e da dispersão dos Estados membros mais fortes, que utilizam instrumentalmente instituições a fim de manter e ampliar seu poder e criam lacunas de atuação facilmente aproveitadas por beligerantes em situações de crise político-social e humanitária em focos de tensão ao redor do planeta. Dada tal circunstância, a emergência de novas ameaças no sistema internacional pode motivar mudanças localizadas e circunscritas ao atrair a atenção dos Estados para o papel das organizações internacionais na promoção da legitimidade; no desenvolvimento do diálogo com as partes envolvidas nas disputas; na construção de segurança e na desestabilização das hierarquias no relacionamento com a diferença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Santos Vieira de Jesus, PUC-Rio / ESPM-RJ

Professor do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio e da Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro - ESPM-RJ (dvieira@espm.br )

Downloads

Como Citar

Jesus, Diego Santos Vieira de. 2017. “Autonomia Na limitação: Instituições Multilaterais E promoção Da Paz Na trajetória De Sergio Vieira De Mello”. Meridiano 47 - Journal of Global Studies 15 (142):45-53. https://periodicos.unb.br/index.php/MED/article/view/4846.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.