Petróleo como arma de poder Uma contextualização da petrodiplomacia venezuelana nas relações internacionais

Main Article Content

Eloi Martins Senhoras
Ricardo Borges Gama Neto

Resumo

O presente artigo analisa o padrão estratégico de inserção internacional da Venezuela que é engendrado pela instrumentalização de uma petrodiplomacia na gestão do governo Hugo Chávez tomando como referência o uso do petróleo como uma arma de poder nas relações internacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Senhoras, Eloi Martins, e Ricardo Borges Gama Neto. 1. “Petróleo Como Arma De Poder: Uma contextualização Da Petrodiplomacia Venezuelana Nas relações Internacionais”. Meridiano 47 - Journal of Global Studies 10 (105):24-26. https://periodicos.unb.br/index.php/MED/article/view/3612.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Eloi Martins Senhoras, Universidade Federal de Roraima

Professor e chefe do Departamento de Relações Internacionais (DRI) e do Núcleo Amazônico de Pesquisa em Relações Internacionais (NAPRI) da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Graduado em Economia e em Política. Especialista pós-graduado em Administração - Gestão e Estratégia de Empresas. Mestre em Relações Internacionais e em Geografia - Geoeconomia e Geopolítica. Doutor em Ciências. Foi visiting scholar na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na University of Texas at Austin, na Universidad de Buenos Aires, na Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales, México e na National Defense University e visiting researcher na University of British Columbia e na University of California, Los Angeles.

Ricardo Borges Gama Neto

Professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Roraima – UFRR. (ricardobgneto@gmail.com)