Sobre o cotidiano da arte contemporânea: Os artistas e os editais

Auteurs-es

  • Guilherme Marcondes dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.26512/cmd.v4i1.9176

Mots-clés :

Sociologia da Arte; Legitimação; Editais; Jovens Artistas.

Résumé

Este trabalho parte da ideia de que o mundo da arte passa por um momento de construção de novos cânones e novas regras, após o advento da chamada Arte Contemporânea. Uma das questões atuais é a necessidade cada vez maior de participação dos artistas em seleção de editais públicos, promovidos por instituições museais, galerias comerciais, instituições públicas de fomento à cultura etc. Não é novidade a seleção de obras de artistas em concursos e bienais. Vale lembrar, que em tempos da Arte Moderna, por exemplo, ocorreu o Salon des Refusés. Contudo, há um discurso que define o momento atual como sendo de uma proliferação de editais, que exigiriam que os artistas escrevessem, com um domínio acadêmico, sobre suas obras para serem aceitos em editais. Haveria, portanto, uma espécie de burocratização do discurso e do fazer do artista. Discutindo a relação entre os artistas e os editais, pretende-se o entendimento de parte das negociações que os artistas travam para tornarem-se reconhecidos diante de seus pares e atores do mundo artístico.

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Biographie de l'auteur-e

Guilherme Marcondes dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Sociologia e Antropologia no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ, programa pelo qual também é mestre. Sua temática de pesquisa está ligada à área da sociologia da arte.

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Publié-e

2016-08-06

Comment citer

Santos, G. M. dos. (2016). Sobre o cotidiano da arte contemporânea: Os artistas e os editais. Arquivos Do CMD, 4(1), 172–185. https://doi.org/10.26512/cmd.v4i1.9176