Projeto Gráfico em Livros da Editora Cosac Naify: Cultura Material, Artesanato e Estetização

Auteurs-es

  • Leonardo Nóbrega da Silva Instituto de Estudos Sociais e Políticas (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI :

https://doi.org/10.26512/cmd.v4i1.9175

Mots-clés :

Campo editorial, cultura material, artesanato, livro.

Résumé

Este texto discute e articula algumas das categorias presentes na prática editorial da Cosac Naify ao promover o projeto gráfico como elemento fundamental de seu projeto editorial. Qual o espaço da produção artesanal diante de dinâmicas crescentemente industriais? Por meio de entrevistas, análise de catálogos, artigos de jornal e revista, revela-se um rico panorama em que se observam diferentes projetos postos em disputa na dinâmica da editora.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Leonardo Nóbrega da Silva, Instituto de Estudos Sociais e Políticas (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutorando em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ). Possui título de Mestre em Sociologia e Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ e de Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos de Teoria Social e América Latina (NETSAL) do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e ao Núcleo de Pesquisa em Sociologia da Cultura (NUSC) do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Interesses atuais de pesquisa: circulação de conhecimento, mercado editorial, sociologia das ideias e dos intelectuais, sociologia da cultura, teoria social, América Latina.

Références

ABUJAMRA, Adriana. “Um Personagem à Procura de Seus Autores (Perfil de Charles Cosac)”. Jornal Valor Econômico. Jan. 2012.

ARAÚJO, Emanuel. A Construção do Livro: Princípios da Técnica de Editoração. São Paulo: Lexikon/Editora UNESP, 2008.

BOURDIEU, Pierre. Une révolution conservatrice dans l´édition. Actes de la recherché en science socieales, 1999.

BOURDIEU, Pierre. A Economia dos Bens Simbólicos. In: Razões Práticas: sobre a teoria da ação. Campinas, SP: Papirus, 2008.

BÜRGER, Peter. Teoria da Vanguarda. São Paulo: Cosac Naify, 2008.

CARDOSO, Rafael. “O início do design de livros no Brasil” In: CARDOSO, Rafael (org.): O Design Brasileiro Antes do Design: aspectos da história gráfica, 1870-1960. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

COSAC NAIFY. Catálogo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

FUJITA, Fábio. As várias carreiras de um autor. Revista Metáfora. Acessado em http://revistametafora.com.br/2013/01/21/as-variascarreiras-de-um-autor/ no dia 13/08/2013.

HALLEWELL, Laurence. O Livro no Brasil: sua história. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005.

HAUG, Wolfgang Fritz. Crítica da Estética da Mercadoria. São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 1997.

HUYSSEN, Andreas. “A dialética Oculta: Vanguarda ”“ Tecnologia ”“ Cultura de massa” In: Memórias do Modernismo. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1996.

MASSI, Augusto. A versão de Massi. Jornal Valor Econômico. Jan. 2012.

SAPIR, Edward. “Cultura: autêntica e espúria”. Revista Sociologia e Antropologia, v. 02.04: 35-60, 2012.

SENNETT, Richard. O Artífice. Tradução de Clóvis Marques ”“ 4ªed. ”“ Rio de Janeiro: Record, 2013.

SUBIRATS, Eduardo. Da Vanguarda ao Pós-moderno. São Paulo: Nobel, 1986.

________________. “Vanguarda, mídia, metrópoles” In: Vanguarda, Mídia, Metrópoles. São Paulo, Studio Nobel, 1993.

Téléchargements

Publié-e

2016-08-06

Comment citer

Silva, L. N. da. (2016). Projeto Gráfico em Livros da Editora Cosac Naify: Cultura Material, Artesanato e Estetização. Arquivos Do CMD, 4(1), 156–171. https://doi.org/10.26512/cmd.v4i1.9175