O mercado global de games: artificação e capitalismo cultural

Auteurs-es

  • Elder P. Maia Alves Universidade Federal de Alagoas

DOI :

https://doi.org/10.26512/cmd.v4i2.9064

Mots-clés :

Mercado de games. Artificação. Capitalismo cultural. Empresas. Mercados culturais.

Résumé

Sob que condições sociológicas específicas os videogames têm alterado o seu lugar na hierarquia artística? A pesquisadora Nathalie Heinich examina os processos de elevação do status artístico de determinadas linguagens, artefatos e práticas por meio do conceito de artificação. Este trabalho busca analisar o processo de artificação dos games, inscrevendo-o numa moldura sociológica mais ampliada, qual seja: o capitalismo cultural. Para tanto, explora dois fatores: o primeiro, de ordem artístico-cultural; o segundo, de caráter empresarial-tecnológico. Sustenta que a aproximação umbilical entre o domínio artístico-cultural e econômico-comercial, ocorrida nas últimas duas décadas, criou as condições de possibilidade para o processo de artificação dos games.  

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Biographie de l'auteur-e

Elder P. Maia Alves, Universidade Federal de Alagoas

Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (ICS/UFAL). 

 

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Publié-e

2017-04-17

Comment citer

Alves, E. P. M. (2017). O mercado global de games: artificação e capitalismo cultural. Arquivos Do CMD, 4(2), 73–95. https://doi.org/10.26512/cmd.v4i2.9064

Numéro

Rubrique

Artigos de Dossiê