Controvérsias no mundo da performance art: um relato de pesquisa
DOI :
https://doi.org/10.26512/cmd.v5i1.8969Mots-clés :
performance art; live art; arte contemporânea; sociologia da arte; sociologia associativa.Résumé
Fundamentado em pesquisa desenvolvida no doutorado, o texto tem por objetivo apresentar a arte da performance realizando-se e permanecendo no mundo através de um fluxo de interações entre artistas, públicos, produtores, políticas públicas, espaços tradicionais (galerias e museus) e não tradicionais de arte (ruas, espaços públicos em geral). Realização e permanência referindo-se à sustentação da performance numa duração como evento ao vivo e também aos modos em que ela continua operando, mediante seus registros em fotos, vídeo, instruções escritas, vestígios materiais etc. Esses elementos foram reunidos em trabalho de pesquisa empírica, principalmente no Brasil, mas em breves períodos no Chile e Peru, e posteriormente, em Londres, onde foi mais extenso o tempo dedicado ao trabalho de pesquisa, que em sua maior parte consistiu em pesquisa documental, na LADA - Live Art Development Agency.
Téléchargements
Références
BECKER, Howard. Art as a coletive action. American Sociological Review, Washington, Vol. 39, No. 6, 1974, pp. 767-776
________. Uma teoria da ação coletiva. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.
________. Los mundos del arte: sociología del trabajo artístico. Bernal: Universidad Nacional de Quilmes Editorial, 2008.
FÉLIX MARTINS, Daniela. A novidade da Performance Art: Explorações em sociologia associativa. 198 f., il. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) ”“ Universidade Federal da Bahia, 2017
HEATHFIELD, Adrian (org.) Live: Art and Performance. London: Tate Publishing and Routledge, 2004
HEDDON & KLEIN. Histories & Practices of Live Art. London: PALGRAVE MACIMILLAN, 2012 HEINICH, N. The Glory of Van Gogh: an anthropology of admiration. Princeton : Princeton University Press, 1996
_________. A sociologia da arte. Bauru-SP: EDUSC, 2001 _________. As reconfigurações do estatuto de artista na época moderna e contemporânea. Revista Porto Arte: Porto Alegre, v.13, n.22, 2005
_________. A arte contemporânea exposta à s rejeições: contribuição a uma sociologia dos valores. Observatório No 12, São Paulo: Itaú Cultural, 2011
_________. Práticas da arte contemporânea: uma abordagem pragmática a um novo paradigma artístico. Sociologia&Antropologia, Rio de Janeiro Vol. 04, No 2, 2014, pp. 273-390.
KEIDAN, L. National Arts and Media Strategy: Dicussion on Live Art. London: The Arts Council of Great Britain, 1991.
LA FRENAIS, R. News: Backstairs Revolution in Performance Art. Performance Magazine 40 (março/abril), 1986, pp. 40-41
LATOUR, Bruno. On technical mediation - philosophy, sociology, genealogy. Common Knowledge, v. 3, n. 2, 1994, p. 29-64.
________.Como falar do corpo? A dimensão normativa dos estudos sobre a ciência. In: NUNES, J. A.; ROQUE, R. (Org.). Objetos impuros: experiências em estudos sociais da ciência. Porto: Afrontamento, 2007. p. 40-61.
_________.O que é iconoclash? Ou, há um mundo além das guerras de imagem?Horiz. antropol., Porto Alegre , v. 14, n. 29, 2008 .
_________. Reflections on Etienne Souriau’s Les Modes d’existence. In: HARMAN; BRYANT; SRNICEK. The Speculative Turn Continental Materialism and Realism, Melbourne, 2011, pp. 304-333.
_________. Reagregando o social: uma introdução à teoria Ator-Rede. Salvador: EDUFBA, 2012.
_________. Investigacion sobre los modos de existencia:uma antropologia dos modernos. Buenos Aires: Paidos, 2013.
_________. Uma sociologia sem objeto? Revista-Valise, Porto Alegre, v. 5, n. 10, 2015
MCCLEAN, Daniel. Collecting Live Art: Performance and the law. In: Calonje, Teresa. Collecting Live Art. London: Koenig Books, 2014
MCMILLAN, M. Cultural Grouding: Live Art and Cultural Diversity: Action Research Project: A report for the Visual Arts Department of the Arts Council of Great Britain. London: Arts Council of Great Britain, 1990
PEIXOTO, José Mário. Breve histórico da performance art no Brasil e no mundo. Revista Ohun, Salvador, Ano 4, No 4, 2008, pp. 1-32.
SANSI-ROCCA, Roger. Art, anthropology and the gift. London: Bloomsbury, 2015.
STENGER, Isabelle. The cosmopolitical proposal. In: LATOUR, B. and WEIBEL, P (eds) Making Things Public: Atmospheres of Democracy. Cambridge MA: MIT Press, 2005a, 994-1003. _________. Introductory notes on an ecology of practices. Cultural Studies Review, Vol. 11, No1, 2005b, pp.183-196.
TATE MODERN. Good Feelings in Good Times, Roman Ondák, 2003. Disponível em: < http://www.tate.org.uk/art/artworks/ondak-good-feelings-in-good-times-t11940/text- summary>. Acessado em: 20 de junho de 2015
________. Collecting the Performative, 2012. Disponível em: http://www.tate.org.uk/about/ projects/collecting-performative>. Acessado em: 20 de junho de 2015
TINOCO, Bianca Andrade. Performance e geração 80: resgates. 294 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés CMD 2017
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.