“Zona FarOeste”:
entre imagens e memórias
Mots-clés :
Antropologia urbana, Antropologia audiovisual, Memória, Rio de Janeiro, Zona OesteRésumé
O presente ensaio parte do filme “Zona FarOeste” (2024), realizado pelos autores, que aborda a ocupação e as transformações da Baixada de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, analisando a relação de centro/periferia com a Barra da Tijuca, uma área que se transformou com a expansão urbana e se tornou um novo polo econômico da cidade caracterizado pela degradação ambiental e por remoções violentas. Este ensaio complementa a narrativa cinematográfica ao trazer com maior profundidade os referenciais teóricos da pesquisa, sua relação com os filmes de gênero de western e os dados etnográficos produzidos em campo durante a realização fílmica. Tendo como eixo central entrevistas com moradores do bairro de Curicica, busca-se explorar as relações destes interlocutores com o território através de uma etnografia audiovisual.
Téléchargements
Références
ALVES, R. T. Entre o presente e o passado, o futuro: o processo de urbanização da Barra da Tijuca (RJ). Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2020.
ALVES, R. T. Dramas, Conflitos e Convergências: O Processo de Remoção na Vila Autódromo. Revista Habitus, v. 14, p. 85-115, 2017.
ANDRADE, Márcio Henrique Melo de. Dioramas e fotogramas em conflito as encenações da ausência em “A Imagem que Falta”. In: Intexto, n. 53: Dioramas e fotogramas em conflito: as encenações da ausência em A Imagem que Falta | Intexto (ufrgs.br), 2022
BAZIN, Andre. O western ou o cinema americano por excelência. In: O Cinema: Ensaios. São Paulo, Editora Brasiliense, 1991.
BROWN, Dee. Enterrem meu coração na curva do rio. Porto Alegre, L&PM, 2006.
CARVALHO, I. R.. Expansão Urbana Carioca e um Novo Conceito de Moradia: O Caso do Condomínio Rio 2. Revista Textos Graduados, 8(1), 66–81, 2022.
COSTA, Lucio. Plano Piloto para a urbanização da baixada compreendida entre a Barra da Tijuca, o Pontal de Sernambetiba e Jacarepaguá [1969]. In: Lucio Costa: registro de uma vivência. Ed. 34, 2018.
DO RIO CALDEIRA, Teresa Pires. Cidade de muros: crime, segregação e cidadania em São Paulo. São Paulo, Editora 34, 2000.
FRÚGOLI JR, Frúgoli Júnior. Centralidade em São Paulo: trajetórias, conflitos e negociações na metrópole. São Paulo, Edusp, 2006.
IKEDA, Marcelo. Em busca de uma “imagem crítica”: memória, ausências e dor em A imagem que falta, de Rithy Panh. PPGCOM/UFJF, Juiz de Fora, v. 12, n. 2, p. 136-149, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21503/11639. Acesso em: 22/07/2024.
KRENAK, Ailton. O eterno retorno do encontro. In: NOVAES, Adauto (org.). A outra margem do Ocidente. São Paulo: MINC-Funarte/Companhia das Letras, 1999. p. 23-31.
MARCONDES, Ciro Inácio. A dessimbolização do faroeste. Cadernos de Semiótica Aplicada, v. 7, n. 1, jul. 2009.
MAXAKALI, Isael; MAXAKALI, Sueli. Desta terra, para esta terra. Edição e tradução de Roberto Romero. Cadernos de Leituras, n. 107, 2020.
O’DONNELL, Julia, Lilian Amaral de Sampaio, e Mariana Cavalcanti. “Entre futuros e ruínas: Os caminhos da Barra Olímpica”. Dilemas - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social. vol. 13, n.1, p. 119–46, 2020.
PASQUOTTO, Geise B. Uso e ocupação do solo na Barra da Tijuca e o espraiamento e sua “marca”. V colóquio internacional sobre o comércio e cidade: uma relação de origem. São Paulo, 2016.
SAMPAIO, Lilian Amaral de. Curicica, de “fim do mundo” a “Barra Olímpica”. Dissertação de Mestrado – CPDOC/FGV, 2014.
PLANO POPULAR DA VILA AUTÓDROMO. Plano de desenvolvimento urbano, econômico, social e cultural. Associação de Moradores e Pescadores da Vila Autódromo. Rio de Janeiro, 2016.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Arquivos do CMD 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.


