A unidade de ensino como espaço cultural pela gestão da criatividade e do entretenimento
DOI :
https://doi.org/10.26512/cmd.v11i1.54300Mots-clés :
Espaço escolar, Espaço cultural, Gestão da criatividade e do entretenimentoRésumé
Trata das aproximações entre o espaço escolar e o espaço cultural, em uma unidade de ensino do município de Vitória/ES, pela gestão da criatividade e do entretenimento, subárea da engenharia de produção. Objetiva discutir técnicas das áreas da engenharia de produção e da gestão da criatividade e do entretenimento em um espaço escolar assumido como espaço cultural. Problematiza se este pode ser considerado um novo nicho de atuação para o engenheiro de produção, via sistema de ensino e não dentro das unidades de ensino. Tem como metodologia o estudo de caso exploratório. Conclui que a engenharia de produção, via sistema de ensino, pode contribuir para qualificar algumas ações do espaço escolar assumido como espaço cultural.
Téléchargements
Références
ABEPRO. A profissão da engenharia de produção: saiba mais sobre a engenharia de produção. Disponível em <https://portal.abepro.org.br/profissao/>. Acesso em: 10 jun. 2023.
BATALHA, Mário Otávio (org.). Introdução à engenharia de produção. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
BARNES, Ralph Mosser. Estudo de movimentos e de tempos: projeto e medida do trabalho. São Paulo: Edgar Blücher, 1977.
BLOG DO MENEGUELI. Projeto político pedagógico (2022-2025). Vitória, 2022. Disponível em <http://mariamenegueli.blogspot.com/2022/07/publicacao-de-nosso-projeto-politico.html>. Acesso em: 20 jun. 2023.
COELHO, Teixeira. Dicionário crítico de política cultural. São Paulo: Iluminuras, 1997.
D’ AVILA, Diego Fernandes Oliveira. Engenharia de produção na produção em cultura: uma reflexão para novas atuações. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção), Universidade Vila Velha, 2017.
D’ AVILA, Diego Fernandes Oliveira. Engenharia de produção na produção em cultura: um levantamento de textos científicos por áreas e subáreas da engenharia de produção. In: VI Encontro de Engenharia no Entretenimento, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2018.
D’ AVILA, Diego Fernandes Oliveira.; ALBUQUERQUE, H. H. B. Q. G. O Centro de Educação Infantil como um possível campo de atuação para o engenheiro de produção. Arquivos do CMD, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 56–66, 2023. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/CMD/article/view/47639. Acesso em: 10 jun. 2023.
FARIA, Adriana Ferreira de; MARTINS, Danielle Dias Sant ́Anna. Introdução à engenharia de produção. Viçosa: DEP, 2017.
HELOANI, Roberto. Modelos de gestão e educação: gerencialismo e subjetividade. São Paulo: Cortez, 2018.
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA. Secretaria Municipal de Educação de Vitória. Sistema de Gestão
Escolar. Vitória, 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Projeto político pedagógico do curso de engenharia de produção (ênfase em produção em cultura). Rio de Janeiro: UNIRIO, 2008.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2009.
VITÓRIA, Lei nº 4747, de 27 de julho de 1998. Institui o Sistema Municipal de Ensino do Município de Vitória, Capital do Estado do Espírito Santo, e dá outras providências. Disponível em: https://sistemas.vitoria.es.gov.br/atosnormativos/arquivos/1998/L4747.PDF. Acesso em: 20 jun. 2023.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Arquivos do CMD 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.