Expressão artística e linguagem no audiovisual: A Conversão de Vinicius de Moraes
DOI:
https://doi.org/10.26512/cmd.v3i2.8895Resumen
O presente ensaio busca pensar as reconfigurações da experiência contemporâneas ocasionadas pelo surgimento e desenvolvimento da esfera audiovisual. Dito de outra forma, vamos atentar para a maneira como o audiovisual tornou-se constituinte das subjetividades contemporâneas, ocasionando lugares de subjetivação e experiências não antes possíveis. O problema não será, contudo, atacado de maneira abstrata; tem-se em mente uma historicidade bastante específica: o entrecruzamento da esfera tecnológica audiovisual com a produção cultural e artística. De maneira mais precisa, busquei compreender as mudanças pelas quais passou o corpo do artista mediante a incorporação, aos circuitos das artes, do aparato de produção e difusão audiovisual.
Descargas
Citas
ANDRADE, Oswald. Pau Brasil. São Paulo: Editora Globo. 2ª Ed. 7ª Reimpressão, 2010.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica.Porto Alegre: LP&M Editores, 2014.
BOLLOS, Liliana Harb. Canção do Amor Demais: marco da música popular brasileira contemporânea. Per musi, Belo Horizonte, n. 22, p. 83-89, Dec. 2010. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-DERRIDA, Jacques. A voz e o fenômeno. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
FERRAZ, Eucanaã. Prefácio, em: Jazz & Co. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de presença. Rio de Janeiro: Contraponto, 2010.
LIMA, Luiz Costa. Mimesis e Modernidade -formas das sombras.Rio de Janeiro: Graal, 1980.
MORAES, Vinicius de. Encontros. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2007.
________________. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1980.
________________. Querido poeta -correspondência de Vinicius de Moraes. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
RICUPERO, Bernardo. O Romantismo e a ideia de nação no Brasil (1830-1870). São Paulo: Martins Fontes, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Arquivos do CMD
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.