Cinema e nostalgia:
um estudo sobre o consumo nostálgico no mercado cinematográfico de remakes
DOI:
https://doi.org/10.26512/cmd.v11i1.54304Palabras clave:
Consumo Nostálgico, Nostalgia, RemakesResumen
O presente artigo aborda o fenômeno do consumo nostálgico de remakes cinematográficos, analisando como são percebidas obras originadas nos anos 1980 até a década de 2000 que foram recriadas e distribuídas por grandes estúdios, obtendo sucesso financeiro. A pesquisa realizada utilizou uma abordagem qualitativa, utilizando a técnica projetiva, e quantitativa, por meio de questionário, revelando que o público consome remakes movido pelo prazer emocional e pela busca de reviver memórias do passado. O aspecto nostálgico é ambíguo, podendo evocar tanto memórias positivas quanto negativas. Os consumidores desejam fidelidade às obras originais, mas também valorizam a inovação tecnológica nas novas versões. Contudo, a exploração comercial da nostalgia pode levar à saturação do mercado de remakes, sendo necessária uma abordagem responsável e artística na produção cinematográfica. O estudo contribui para compreender o impacto desse consumo nostálgico e destaca a importância de equilibrar originalidade e inovação tecnológica na realização dessas obras.
Descargas
Citas
BARBOSA, Juliana da Silva Agra. Retromarketing e Stranger Things: análise sobre a instrumentalização da nostalgia como estratégia de consumo para a Geração Z. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
BARBOSA, Lívia. Sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.
BATCHO, Krystine Irene. Nostalgia: a psychological perspective. Perceptual and motor skills, v. 80, n. 1, p. 131-143, 1995.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2021.
BOYM, Svetlana. Mal-estar na nostalgia. História da historiografia: international journal of theory and history of historiography, v. 10, n. 23, p. 153-165, 2017.
CARMO, Fábio Henrique de Araújo. O cinema entre a arte e o comércio. In: MARQUES, Nelson; MARCHI, Gianfranco (orgs.) Sessão dupla: o original e a cópia, o remake, a sátira e a paródia. Natal: EDUFRN. p. 25-33, 2016.
CASAROTTO, Camila. Dossiê das gerações: o que são as gerações Millennials, GenZ, Alpha e como sua marca pode alcançá-las. In: Rock Content. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/dossie-das-geracoes/. Acesso em: 2 ago. 2023.
CERVELLON, Marie-Cécile; BROWN, Stephen. Revolutionary nostalgia: retromania, neo-burlesque, and consumer culture. Bingley: Emerald Publishing Limited, 2018.
PEREIRA, Verónica Crespo; POLLÁN, Matías Membiela; AMBOAGE, Eva Sánchez. Nostalgia, Retro-Marketing and Neuromarketing: an exploratory review. Journal of Creative Industries and Cultural Studies – JOCIS, n. 7, p. 107-126, 2022.
D’ALTOÉ, Francisca. Memória e economia afetiva nas produções em Live-action: Aladdin e o Rei Leão. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 2020.
FANTON, Eduarda. Adaptação e live action: um olhar sobre a reapresentação de personagem clássico da Disney no cinema. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda) – Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2020.
GUERRA, Elaine Linhares de Assis. Manual de Pesquisa Qualitativa. Belo Horizonte: Grupo Ânima Educação, 2014.
HENRIQUES, Flávio Medeiros; SUAREZ, Maribel Carvalho. Nostalgia como prática? Relendo a pesquisa sobre nostalgia no campo do Marketing. Cadernos EBAPE.BR, v. 19, n. 3, p. 524-537, 2021.
HOLBROOK, Morris B.; SCHINDLER, Robert M. Echoes of the Dear Departed Past: Some Work in Progress on Nostalgia. NA – Advances in Consumer Research, v. 18, p. 330-333, 1991.
IMDB. A Bela e a Fera. In: IMDB, 2017. Disponível em: https://www.imdb.com/title/tt2771200/?ref_=nv_sr_srsg_3_tt_4_nm_4_q_a%2520bela%2520e%2520a%2520fe. Acesso em: 4 ago. 2023.
IMDB. Aladdin. In: IMDB, 2019. Disponível em: https://www.imdb.com/title/tt6139732/?ref_=nv_sr_srsg_0_tt_8_nm_0_q_aladdin. Acesso em: 4 ago. 2023.
IMDB. O Rei Leão. In: IMDB, 2019. Disponível em: https://www.imdb.com/title/tt6105098/?ref_=nv_sr_srsg_3_tt_8_nm_0_q_imdb%2520o%2520rei%2520leao. Acesso em: 4 ago. 2023.
MARQUES, Nelson; MARCHI, Gianfranco. Sessão Dupla: o original e a cópia, o remake, a sátira e a paródia. Natal: EDUFRN, 2016.
MARTINS, Mirella. Música, filmes e séries despertam nostalgia. Jornal do Commercio. Disponível em: https://jc.ne10.uol.com.br/colunas/social1/2023/04/15430785-musica-filmes-e-series-despertam-nostalgia.html. Acesso em: 2 ago. 2023.
MATTAR, João; RAMOS, Daniela Karine. Metodologia da pesquisa em educação: abordagens qualitativas, quantitativas e mistas. São Paulo: Edições 70, 2021.
MORETTO, Daniel; ALVES, Lorena Agda de Melo; CÂMARA, Naiá Sadi. A trajetória da franquia midiática “Sabrina, the Teenage Witch” e as diferentes traduções na construção de mundos ficcionais. Revista GEMInIS, v. 11, n. 2, p. 266-284, 2020.
MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas et al. Pesquisa quantitativa e/ou qualitativa: distanciamentos, aproximações e possibilidades. Revista SUSTINERE, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 414-430, 2019.
OLIVEIRA, Mauricio Vitor Souza; SOUZA NETO, Arcanjo Ferreira de. Old is Cool: a influência da nostalgia no comportamento de compra dos consumidores de jogos eletrônicos para consoles. XXV Seminários em Administração. FEA-USP. Programa de Pós-Graduação em Administração. São Paulo, 2022.
PARMINDO, Fabricio Silva. Nostalgia via streaming. Albuquerque: revista de história, v. 14, n. 28, p. 141-156, 2022.
REDEL, Carlos. Do pior ao melhor, confira o ranking dos remakes em live-action da Disney. GZH. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/cinema/noticia/2022/09/do-pior-ao-melhor-confira-o-ranking-dos-remakes-em-live-action-da-disney-cl7umx7d1001q015375uzrv3d.html. Acesso em: 1 ago.2023.
Remake. In: Cambridge Dictionary. Cambridge: Cambridge University Press & Assessment, 2023. Disponível em: https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles-portugues/remake. Acesso em: 2 ago. 2023.
RIBEIRO, Ana Paula Goulart. Mercado da nostalgia e narrativas audiovisuais. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação | E-Compós, Brasília, v. 21, n. 3, 2018.
SILVA, Diogo Baumberg Tavares da. Experiências de recepção dos públicos, percepção e expetativas: o caso da obra O Rei Leão. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação) – Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa, 2020.
SOUZA, Gabriela Duarte de. Os efeitos de streaming de vídeo sobre o mercado de cinema dos Estados Unidos. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Informação) – Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.
TAVARES, Derek Warwick da Silva et al. Protocolo verbal e teste de associação livre de palavras: perspectivas de instrumentos de pesquisa introspectiva e projetiva na ciência da informação. PontodeAcesso, Salvador, v. 8, n. 3, p. 64-79, 2014
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Arquivos do CMD
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.