Cinema e nostalgia:

um estudo sobre o consumo nostálgico no mercado cinematográfico de remakes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/cmd.v11i1.54304

Palabras clave:

Consumo Nostálgico, Nostalgia, Remakes

Resumen

O presente artigo aborda o fenômeno do consumo nostálgico de remakes cinematográficos, analisando como são percebidas obras originadas nos anos 1980 até a década de 2000 que foram recriadas e distribuídas por grandes estúdios, obtendo sucesso financeiro. A pesquisa realizada utilizou uma abordagem qualitativa, utilizando a técnica projetiva, e quantitativa, por meio de questionário, revelando que o público consome remakes movido pelo prazer emocional e pela busca de reviver memórias do passado. O aspecto nostálgico é ambíguo, podendo evocar tanto memórias positivas quanto negativas. Os consumidores desejam fidelidade às obras originais, mas também valorizam a inovação tecnológica nas novas versões. Contudo, a exploração comercial da nostalgia pode levar à saturação do mercado de remakes, sendo necessária uma abordagem responsável e artística na produção cinematográfica. O estudo contribui para compreender o impacto desse consumo nostálgico e destaca a importância de equilibrar originalidade e inovação tecnológica na realização dessas obras.

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Publicado

2024-06-15

Cómo citar

dos Santos Teixeira, N., Morais Rodrigues, J. V., da Silva Duda, P., & Yuske Chevalier Ivasita, F. (2024). Cinema e nostalgia:: um estudo sobre o consumo nostálgico no mercado cinematográfico de remakes. Arquivos Do CMD, 11(1), 60–80. https://doi.org/10.26512/cmd.v11i1.54304