Análise comparativa de plataformas computacionais on-line no ensino de engenharia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/cmd.v10i2.52650

Palabras clave:

Tecnologia na educação, Computação simbólica e numérica, Plataformas computacionais

Resumen

A pandemia de COVID-19 provocou um aumento significativo do uso das tecnologias digitais da informação. As novas tecnologias têm proporcionado muitas alterações na sociedade e na educação, e seu uso correto fortalece o processo de aprendizagem. A sala de aula tradicional se tornou pouco atraente. A utilização de plataformas on-line flexibiliza o ensino e permite maior engajamento. Este trabalho tem como objetivo oferecer uma análise comparativa na solução de problemas do ciclo profissional de engenharia através de plataformas gratuitas e on-line, que trabalham com computação simbólica e numérica, visando uma abordagem mais interdisciplinar e integrada. A metodologia se baseou em pesquisa bibliográfica a respeito do tema, buscando estudar os diferentes tipos de aplicações e os problemas relatados. As plataformas escolhidas foram Wolfram|Alpha e Scilab on Cloud por trabalharem com computação simbólica e numérica, respectivamente. Alguns problemas foram selecionados e revisitados. As práticas propostas se mostraram compatíveis e viáveis, porém, houve a necessidade de uma curva de aprendizado.

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Publicado

2024-02-26

Cómo citar

Demasi, D., & Silva Alves, R. (2024). Análise comparativa de plataformas computacionais on-line no ensino de engenharia. Arquivos Do CMD, 10(2), 121–138. https://doi.org/10.26512/cmd.v10i2.52650