A construção imagética do índio e a prática fotográfica contemporânea
ensaio sobre a aldeia Tukum, Território Indígena Tupinambá de Olivença
DOI:
https://doi.org/10.26512/cmd.v7i2.31762Palabras clave:
Tukum, Tupinambá, Fotografia, Povos IndígenasResumen
As fotografias que se seguem resultaram das viagens realizadas à aldeia Tukum, território indígena Tupinambá de Olivença, nos anos de 2017 e 2018. Elas foram construídas de forma pactuada com a comunidade indígena no propósito de narrar uma pequena parte do cotidiano da aldeia. Buscou-se por uma estética e narrativa que demostrasse o envolvimento dos índios com a mata, representado pelas crianças, mulheres e homens camponeses empoderados e politicamente engajados, guiados pelos seus ancestrais, cuja cultura e luta se relacionam intrinsecamente com a terra. Essas imagens podem ser pensadas como um dos vetores possíveis, somados aos outros mecanismos próprios de interpretação da consciência étnica e cultural indígena. É uma produção fotográfica compartilhada, fruto de vivências e trocas intencionadas no reconhecimento das indianidades do povo Tukum.
Descargas
Citas
CUNHA, Manuela Carneiro da. Imagens de índios do Brasil: o século XVI. Estudos avançados, v. 4, n. 10, p. 91-110, 1990. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/eav/article/view/8582. Acesso em: 15 de maio 2020.
MALINOWSKI, Bronislaw Kasper. Argonautas do Pacífico Ocidental: um relato do empreendimento e da aventura dos nativos dos arquipélagos da Nova Guiné Melanésia. São Paulo: Abril Cultural, 1984.
MOREL, Marco. Imagens aprisionadas e resistência indígena: os daguerreótipos de 1844. Studium, n.10. Campinas. Disponível em: http://www.studium.iar.unicamp.br/10/7.html. Acesso em: 19 de maio 2020
SOSMA. Fundação SOS Mata Atlântica. Portal SOS Mata Atlântica. Dados Gerais. 2012. Disponível em: https://www.sosma.org.br/conheca/mata-atlantica/. Acesso em: 15 de maio 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Arquivos do CMD
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.