Eu quero é botar meu bloco na Rua
foliões, o carnaval de rua e a fotografia na Exposição “Festa brasileira, fantasia feita à mão” do CRAB.
DOI:
https://doi.org/10.26512/cmd.v5i2.22013Palabras clave:
SOCIABILIDADE, CARNAVAL DE RUA, FOTOGRAFIA, ESCOLA DE SAMBAResumen
Este artigo tem como objetivo tecer algumas considerações sobre foliões, o carnaval de rua e a fotografia a partir da apreciação da Exposição “Festa brasileira, fantasia feita à mão”, do Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro do Rio de Janeiro. A exposiçãoapresenta um grande panorama das festas populares brasileiras, mostrando assim sobre a influência das culturas africanas, ameríndias e europeias na composição dos festivais brasileiros. Contando com materiais diversificados, a exposição apresenta fantasias em tamanho real como também material sonoro e multimídia, que registram esses festejos. Dada a relevância do carnaval na cidade do Rio de Janeiro, a curadoria da exposição dedica três salas a este festival: a Sala dos Espelhos, o Barracão e Entre nessa Festa!. Nessas salas encontramos retratados a figura do folião de rua, o ofício do artesão de uma das escolas tradicionais da cidade e os blocos de rua. A apreciação da exposição nos leva a concluir que o carnaval do Rio é uma expressão popular que resiste ao tempo, se reconfigura e incorpora novas formas de fazer e de brincar o carnaval, apresentado o povo como o dono da rua e da cidade.
Descargas
Citas
BENJAMIN, Walter. “Pequena História da Fotografia” in: Magia e Técnica, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense. 2012
BLOCO DA PRETA. Desfile do Bloco da Preta 2018. Disponível em https://www.facebook.com/events/2062341793997079/(visualizado em 13 de março de 2018).
BLOCO SARGENTO PIMENTA. Bloco Sargento Pimenta ”“ quem somos. Disponível em https://www.blocodosargentopimenta.com.br/ (visualizado em dezembro de 2017)
BURKER, Peter. Fotografia e retrato In: Testemunha ocular: o uso de imagens como evidência histórica. São Paulo. Editora Unesp. 2017
CASTRO CAVALCANTI. M.L.V.de .& GONÇALVES.J.R.S. Cultura, Festas e Patrimônios. In: MARTINS.B. & DIAS DUARTE.L.F. (org): Horizontes das ciências sócias no Brasil: antropologia. São Paulo: ANPOCS. 2010.
CRAB. Festa brasileira. Fantasia feito à mão. Rio de Janeiro. 2017. Disponível em http://www.crab.sebrae.com.br/exposicoes/7/festa-brasileira---fantasia-feita-a-mao. (Visualizado em 14 de janeiro de 2018.)
COURI, Cristina. A Revitalização do Carnaval de Rua do Rio de Janeiro. 2013 Disponivel em http://www2.sidneyrezende.com/noticia/208418+a+revitalizacao+do+carnaval+de+rua+do+rio+de+janeiro (visualizado em 11 de março de 2018)
DA MATTA, R. O Que Faz o Brasil, Brasil, Rio de Janeiro:Rocco, 1986
--------------------- Carnavais, Malandros e Heróis. Rio de Janeiro:Zahar. 1983.
FERRETTI.S. Repensando o Sincretismo. São Paulo; São Luís:Edusp;Fapema, 1995.
GONÇALVES. M.A.R. & RIBEIRO. A.P.A. Festas Populares de Matriz Africana e a Escola. In: Diversidade e Sistema de Ensino Brasileiro. Rio de Janeiro: Outras Letras.2012.
GLOBO. Prefeitura estuda diminuir número de blocos para carnaval de 2019. 2018. Disponível em https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/carnaval/2018/noticia/prefeitura-estuda-diminuir-numero-de-blocos-para-carnaval-de-2019.ghtml (visualizado em 11 de março de 2018).
MARTINS, Miguel. Sérgio Sampaio, 70 anos: bloco na rua, samba-enredo no asfalto. 2017. Disponível em https://www.cartacapital.com.br/cultura/sergio-sampaio-bloco-na-rua-samba-enredo-no-asfalto (visualizado em 11 de março de 2018).
PONTES. Fernanda. Carnaval de Rua Polêmico: marchinhas tradicionais saem de cena por conter letras politicamente incorretas. 2017. Disponível em http://blogs.oglobo.globo.com/gente-boa/post/carnaval-de-rua-polemico-marchinhas-tradicionais-saem-de-cena-por-conter-letras-politicamente-incorretas.html (visualizado em Janeiro de 2018)
PREFEITURA DA CIDADE DO RIO D JANEIRO. Confira a programação completa dos blocos de rua do Carnaval 2018. 2018. Disponível em http://prefeitura.rio/web/guest/exibeconteudo?id=7614527 (visualizado em Janeiro de 2018)
ROUVENAT. F. & SANTOS. D. 'Choradeira pura', diz Crivella sobre críticas ao carnaval do Rio. 2018. Disponível em https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/choradeira-pura-diz-crivella-sobre-criticas-ao-carnaval-do-rio.ghtml (visualizado em 11 de março de 2018).
SEBASTIANA. Disponível em http://www.sebastiana.org.br/ (visualizado em 11 de março de 2018).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Arquivos do CMD
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.