Autenticidade e Modernidade: entre o individual e o coletivo

Authors

  • Helder Canal de Oliveira Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/cmd.v4i2.9067

Keywords:

Autenticidade; Modernidade; Individualismo; Coletivismo; Cultura

Abstract

Há muito tempo o debate sobre autenticidade permeia o pensamento social, inclusive no Brasil. A relevância deste tema no pensamento social está associada à difusão da modernidade, do individualismo moderno e, recentemente, da globalização. Os primeiros passos desse debate são vistos no Romantismo Alemão ainda na passagem do século XVIII para o XIX. Benjamim, em seus estudos sobre a obra de arte, retomou esse tema no século XX. Atualmente, Charles Taylor é um dos principais debatedores desse assunto. Para ele, na contemporaneidade, há uma cultura da autenticidade. Esta liga-se a ideia de autodeterminação, autorrealização e autossatisfação. Desse modo, o foco de seus estudos recai sobre uma ética da autenticidade e sobre a maneira como um indivíduo se sente autêntico. Porém, ao mesmo tempo que surge essa cultura da autenticidade individualista, surge também o seu contraponto: uma autenticidade cultural. Isto é, discute-se se uma cultura é autêntica ou não, enfatizando o aspecto coletivo, não o individual. Esse outro lado da autenticidade pode ser visto nas discussões sobre identidade cultural, nacional, grupal etc. É neste ponto que o Brasil tem grande contribuição no debate com autores como Euclides da Cunha, Sílvio Romero, Ariano Suassuna, dentre outros. Hoje, a autenticidade cultural é retomada por muitos grupos, principalmente, como uma reação à globalização e/ou massificação cultural. Com isso, este trabalho pretende apresentar esses dois caminhos que perpassam o tema autenticidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Helder Canal de Oliveira, Universidade de Brasília

Doutorando em Sociologia pela Universidade de Brasília.

References

ARISTÓTELES. Arte Poética. In: A Poética Clássica: Aristóteles, Horácio, Longino. 2ª ed. São Paulo: Cultrix, 1985, p. 17-52.

ADORNO, Theodor W. O Fetichismo da Música e a Regressão da Audição. In: Os Pensadores, São Paulo: Abril Cultural, 2005, p. 65- 108.

______ Sobre música popular. In: COHN, Gabriel (Org.). Theodor W. Adorno: sociologia. 2ª ed. São Paulo: Ática, 1994, p. 115-146.

ADORNO, Theodor W. & HORKHEIMER, MAX. A Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985.

ALVES, Elder Patrick Maia. A Economia Simbólica da Cultura Popular Sertanejo-Nordestina. Maceió: Ed. UFAL, 2011.

BENJAMIN, Roberto. Conceito de Folclore, S/D. Disponível no site: www.unicamp.br/folclore/Material/extra_conceito.pdf. Acesso em 17/01/2016.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica (Primeira Versão). In: Obras Escolhidas I: Magia e Técnica,

Arte e política: ensaios sobre literatura e história cultural. 8ª ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 2012, p. 179-212.

BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

BLUCHE, Frédéric & RIALS, Stéphane & TULARD, Jean. Revolução Francesa. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2011.

BOURDIEU, Pierre. O Mercado de Bens Simbólicos. In: MICELI, Sergio (Org.). A economia das trocas simbólicas. 6ª ed. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2005, p. 99-181.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Folclore, S/D. Disponível no site: www.sitiodarosadosventos.com.br/livro/imagens/stories/anexos/oquefolclore.pdf. Acesso em 17/01/2016.

BURCKHARDT, Jacob Christoph. A Cultura do Renascimento na Itália: um ensaio. São Paulo: Companhia de Bolso/Companhia das Letras, 2013.

CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO. Comissão Nacional do Folclore, 1995. Disponível no site: www.funddaj.gov.br/geral/folclore/carta.pdf. Acesso em 17/01/2016.

CASCUDO, Luís da Câmara. Literatura Oral no Brasil. 2ª ed. Rio de Janeiro: Ed. José Olympio; Brasília: Ed. Instituto Nacional do Livro (INL), 1978.

ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Volume 1: uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994.

FAVRET-SAADA. Jeanne. “Ser afetado”. São Paulo: Cadernos de campo nº 13, 2005, p. 155/161.

FERNANDES, Florestan. O folclore em questão. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: GUANABARA, 1989.

HARTOG, François. Regime de Historicidade, S/D. Disponível no site: http://www.fflch.usp.br/dh/heros/excerpta/hartog/hartog.html. Acesso em 21/05/2010.

JAMESON, Fredric. A Virada Cultural: reflexões sobre o pósmodernismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

JORNAL DA ADUFU. “Elomar, um imprensado entre dois rolos compressores”. N. 16, set. 1987, p. 11.

LIMA, Ana Paula Campos. O Movimento Armorial e suas Fases. Relatório de bolsa de iniciação científica, período: 01/09/1999 a 31/07/2000, 2000. Disponível em: http://www.enefil2013.com/docs/A.M%C3%BAsica.Armorial.pdf.

LIPOVETSKY, Gilles & SERROY, Jean. A Estetização do Mundo: viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

ORTIZ, Renato. A Moderna Tradição Brasileira: Cultura Brasileira e Indústria Cultural. 5ª ed., 3ª reimp. São Paulo: Editora Brasiliense, 2001.

______ Cultura Popular: Românticos e Folcloristas. São Paulo: Editora Olho d’Água, S/D.

PANOFSKY, Erwin. Idea: contribuição à história do conceito da antiga teoria da arte. 2ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

ROMERO, Sílvio. História da Literatura Brasileira Vol. 1. 7ª Ed. Rio de Janeiro: Editora José Olympio; Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1980.

TAYLOR, Charles. Uma Era Secular. São Leopoldo-RS: Ed. Unisinos, 2010.

______ A Ética da Autenticidade. São Paulo: É Realizações Editora, 2011.

TILLY, Charles. Coerção, Capital e Estados Europeus: 900-1992. São Paulo: EDUSP, 1996.

TOCQUEVILLE, Alexis de. O Antigo Regime e a Revolução. Brasília: Editora UnB, 1979.

______ Lembranças de 1848: as jornadas revolucionárias em Paris. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

TRILLING, Lionel. Sinceridade & Autenticidade: a vida em sociedade e a afirmação do eu. São Paulo: É Realizações Editora, 2014.

WILLIAMS, Raymond. Cultura e Sociedade: de Coleridge a Orwell. Petrópolis: Vozes, 2011.

Published

2017-04-17

How to Cite

Oliveira, H. C. de. (2017). Autenticidade e Modernidade: entre o individual e o coletivo. Arquivos Do CMD, 4(2), 138–165. https://doi.org/10.26512/cmd.v4i2.9067