Sociologia de um Objeto: o Modess

Autores

  • Tiago Mendes Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26512/cmd.v4i2.9066

Palavras-chave:

Absorvente Higiênico; Publicidade; Mulher; Urbanização; Modernização.

Resumo

Este artigo tem como objetivo traçar a sociobiografia de um objeto: o absorvente higiênico no Brasil. Isto para discutir a produção de identidades e diferenças sociais, no contexto de emergência de uma “sociedade de consumo” em meados do século XX no Brasil. Diante deste panorama, privilegiarei a investigação dos investimentos em marketing e publicidade deste produto, especialmente entre os anos de 1954 e 1971, em uma das revistas femininas de maior circulação no Rio de Janeiro daquela época: a revista Querida.

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Biografia do Autor

Tiago Mendes Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Cursou mestrado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília (UnB) e atualmente cursa Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou uma pesquisa de mestrado sobre os traços estruturais referentes à emergência de signos socioidentitários na contrapartida da ascensão de uma sociedade de consumo no Brasil, com propósito de compreender os nexos entre o fenômeno da expansão de uma economia de mercado voltada para o público ?feminino? e as formas de segmentação e diferenciação sociopsíquicas no âmbito da expansão urbana do Rio de Janeiro. Atua principalmente na área da Sociologia da Cultura, Sociologia do Consumo, Sociologia do Gênero e Sociologia Urbana.

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Publicado

2017-04-17

Como Citar

Rodrigues, T. M. (2017). Sociologia de um Objeto: o Modess. Arquivos Do CMD, 4(2), 112–137. https://doi.org/10.26512/cmd.v4i2.9066

Edição

Seção

Artigos de Dossiê