Brutal genealogia mítica das instituições latino-americanas: A Montanha Sagrada e a realidade construída por uma estética surreal
DOI:
https://doi.org/10.26512/cmd.v3i2.8896Abstract
O presente ensaio descorre sobre algumas particularidades da expansão linguística através da criação histórica de novas plataformas de difusão comunicativa, seu trânsito a través das emoções, suas articulações com as instituições políticas e delírios (su) reais a partir da análise do filme A Montanha Sagrada, de Alejandro Jodorowsky. O filme desgarra poeticamente a camada protetora do superego e expõe um pensamento, uma perspectiva da sociedade latino-americana que consiste num circo de horrores que atinge uma dimensão espetacular. Exibe sem qualquer inibição a violência fundadora das instituições ocidentais na situação colonial latino-americana.
Downloads
References
PEIXOTO, Clarice. Caleidoscópio de imagens: o uso das imagens e a sua contribuição à análise das relações sociais. Desafios da imagem: fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais. Campinas: Papirus, 1998.
WAGNER, Roy. A invenção da cultura. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
LIMA, Luiz Costa. Mimeses e modernidade. Rio de Janeiro: Graal, 1980.
BARTHES, ROLAND. Semiologia e Cinema: entrevista conduzida por Philippe Pilard e Michel Tardy realizada em Julho de 1964. ( http://semiologiaecinema.blogspot.com.br/2007/11/roland-barthes-semiologia-e-cinema.html)
XAVIER, Ismail (Ed.). A experiência do cinema: antologia. Graal, 1983.
MAUERHOFER, Hugo. A psicologia da experiência cinematográfica. A Experiência do Cinema. Rio de Janeiro: Graal, 1983.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder, eurocentrismo y Amé-rica Latina. 2000.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Arquivos do CMD
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.