A vida nua e o vida loka: reflexões a partir do pensamento de Giorgio Agamben.
DOI:
https://doi.org/10.26512/cmd.v2i1.7545Abstract
Giorgio Agamben, filósofo e jurista italiano, nascido em 1942, é um dos autores mais lidos atualmente. Iniciou sua produção acadêmica nos anos 70 tratando de temas relacionados à estética. A partir dos anos 90 volta-se mais objetivamente às questões políticas. A trama conceitual formulada pelo autor é vastíssima, no entanto, para fins desse ensaio, serão abordados os conceitos de estado de exceção, vida nua e campo. Além de discorrer sobre o potencial teórico dessas noções realiza-se uma interface com a categoria nativa vida loka. O objetivo é problematizar em que medida e de que maneira é possível articular a noção de vida nua, proposta por Agamben (2010) à categoria nativa vida loka. Explorando os tencionamentos oriundos dessa articulação, pretende-se verificar a operacionalidade das noções de estado de exceção e campo.
Downloads
References
AGAMBEN, Giorgio. Estado de exceção. São Paulo: Boitempo, 2004.
AGAMBEN, Giorgio. Homo Sacer: o poder sobera-no e a vida nua. Belo horizonte: UFMG, 2010.
ARÁN, Márcia & PEIXOTO JR, Carlos Augusto. “Vulnerabilidade e vida nua: bioética e biopolítica na atualidade”. Revista Saúde Pública, vol. 41 n. 5 ”“ outubro, 2007.
ASSMANN, Selvino; Bazzanella, Sandro. “A máqui-na/dispositivo política: a biopolítica, o Estado de Exceção, a vida nua”. In: LONGUI, Armindo (org.). Filosofia, política e transformação. SP: LiberArs, 2012.
CERQUEIRA, Daniel. Textos para discussão. Ipea, n. 1697, jan, 2012.
DOUGLAS, Mary. Pureza e perigo. São Paulo: Perspectiva, 1976.
FELTRAN, Gabriel de Santis. “Crime e castigo na cidade: os repertórios da justiça e a questão do homicídio na periferia de São Paulo”. Cadernos CHR. vol. 23 n.58 ”“ janeiro/abril, 2010.
FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis: Editora Vozes, 2001.
HIRATA, Daniel Veloso. “Sobreviver na adversida-de: entre o mercado e a vida”. São Paulo: Tese de Doutorado em Sociologia. USP, 2010.
LEITE, Tiago Pereira. “Entre nóias, playboys e a ga-lera da vila : uma etnografia das relações Sociais entre jovens na periferia de Paranaguá ”“ PR”. To-ledo: Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais. UNIOESTE, 2012.
MALVASI, Paulo Artur. “Entre a frieza, o cálculo e a “vida loka”: violência e sofrimento no trajeto de um adolescente em cumprimento de medida socioedu-cativa”. Saúde Soc. vol.20 n.1 ”“ maio, 2011.
MALVASI, Paulo Artur. “Interfaces da vida loka: um estudo sobre jovens, tráfico de drogas e violên-cia em São Paulo”. São Paulo: Tese de Doutorado em Saúde Pública. USP, 2012.
Mano Brown. Vida Loka II. Intérprete: Racionais Mc’s. In: Racionais Mc’s. Nada como um dia após o outro. São Paulo: Cosa Costra, 2002. 1 cd. Faixa 7.
MANSO, Bruno Paes. Crescimento e queda dos ho-micídios em SP entre 1960 e 2010: Uma análise dos mecanismos da escolha homicida e das carreiras no crime. São Paulo: Tese de Doutorado em Ciências Políticas. USP. 2012.
MARTINS, Jasson da Silva. “Estado de exceção e biopolítica no pensamento de Giorgio Agamben”. Revista Tessituras. n. 2 ”“ novembro, 2010.
PEIXOTO JR, Carlos Augusto. “Trauma, vida nua e Estado de Exceção: notas sobre clínica e política”. Interações, vol. XI n. 21 ”“ janeiro/junho, 2006.
POGREBINSCHI, Thamy. “Foucault, para além do poder disciplinar e do biopoder”. Lua Nova, nº 63, 2004.
ROSA, Susel Oliveira da. “Estado de exceção e vida nua: violência policial em Porto Alegre entre os anos de 1960 e 1990. Campinas: Tese de Doutorado em História. UNICAMP, 2007.
RUIZ, Castor Bartolomé. “Homo Sacer: o poder so-berano e a vida nua”. Cadernos IHU em formação. Ano. 9 n.45 - 2013.
RUIZ, Castor Bartolomé. “O campo como paradigma biopolítico moderno”. Cadernos IHU em formação. Ano 9 n.45, 2013.
SEQUEIRA, Vania Conselheiro. “Uma vida que não vale nada: prisão e abandono político-social”. Psico-logia Ciência e Profissão, vol. 26 n. 4 ”“ dezembro, 2006.
SOARES, Luis Eduardo. Polícia: a sinistra máqui-na da morte. Outras mídias, 2014. Disponível em http://outraspalavras.net/outrasmidias/destaque--outras-midias/policia-a-sinistra-maquina-da-mor-te/
SOUZA, Angelita Matos. “Estado de Exceção”. Re-vista Espaço Acadêmico, vol. X n.112 - setembro, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2014 Arquivos do CMD
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.