De Ben a Ben Jor: hibridismo e trânsitos simbólicos na trajetória do cantor Jorge Ben Jor

Autores

  • Marcos Amaral U

DOI:

https://doi.org/10.26512/cmd.v4i1.9180

Palavras-chave:

música popular; cultura popular de massa; mundialização; modernização; memória.

Resumo

Este texto toma o hibridismo estético da obra de Jorge Ben Jor como elucidativo dos trânsitos simbólicos operados pelo cantor brasileiro que, desafiando circunscrições espaço-temporais tradicionais, tornam o artista um emblema do processo de mundialização da cultura, na medida em que conformam uma materialidade estética calcada na superposição entre localnacional e mundial. Neste sentido, o “caldeirão de referências musicais” que se apresenta como insumo à criatividade artística do cantor ”• estendendo-se da música etíope apresentada pela mãe, chegando ao rock estadunidense de Little Richard e passando pelos sambas-enredos da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro ensinados pelo pai ”• nos servirá de subsídio para problematizarmos o processo de industrialização do simbólico no Brasil e a interface impreterível que forma em relação ao tema da cultura “popular”, que é ressignificada, articulando-se a um folclore aluvial cuja principal característica é a mestiçagem do ambiente urbano. Assim, a trajetória de Jorge Ben Jor, como lugar idiossincrático onde se cruzam o “intimismo civilizado” da bossa nova e a “expansividade festiva” do samba-enredo, aparecerá como figuração da articulação entre o popular e a mundialização da cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Amaral, U

Aluno de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília (PPG-SOL/UnB).
Bolsista CAPES. 

Referências

ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. A indústria cultural: o

esclarecimento como mistificação das massas. In ADORNO,

Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento:

fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1985.

ALVES, Elder P. Maia. A economia simbólica da cultura popular

sertanejo-nordestina. Maceió: EDUFAL, 2011.

______. A sociologia de um gênero: o baião. Maceió: EDUFAL,

ALONSO, Gustavo. Simonal: quem não tem swing morre com a

boca cheia de formiga. Rio de Janeiro: Record, 2011.

AMARAL, Marcos Henrique da Silva. A simplicidade de um rei: trânsitos de Roberto Carlos em meio à cultura popular de massa. Dissertação (Mestrado em Sociologia). Universidade de Brasília, Brasília, 2012.

ARAÚJO, Paulo Cesar de. Eu não sou cachorro, não: música popular cafona e ditadura militar. Rio de Janeiro: Record, 2010.

BELTING, Hans. O fim da história da arte. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

CAMPOS, Augusto de. Balanço da bossa e outras bossas. São Paulo: Perspectiva, 2008.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

ELIAS, Norbert. Introdução a Sociologia. Lisboa: Edições 70, 1970.

______. O processo civilizador: 2. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1993.

______. Mozart: sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1995.

FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes, vol. 1: ensaio de interpretação sociológica. São Paulo: Globo, 2008.

GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: Editora UNESP, 1991.

GILROY, Paul. O Atlântico Negro: modernidade e dupla consciência. São Paulo: Editora 34; Rio de Janeiro: Universidade Cândido Mendes, Centro de Estudos Afro-Asiáticos, 2012.

LOWENTHAL, Leo. Historical perspectives of popular culture. American Journal of Sociology, The University of Chicago Press, v. 55, n. 4, p. 323-332, jan. 1950. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/2772293>.

MARTIN-BARBERO, Jesús. Dos meios à s mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.

MIRA, Maria Celeste. O leitor e a banca de revistas: a segmentação da cultura no século XX. São Paulo: Olho d’Água/Fapesp, 2001.

MORIN, Edgar. Cultura de massas no século XX: necrose. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.

NAPOLITANO, Marcos. A MPB na era da TV. In RIBEIRO, Ana

Paula Goulart; SACRAMENTO, Igor; ROXO, Marco (orgs.). História da televisão no Brasil. São Paulo: Contexto, 2010. p. 85-106.

NASCIMENTO, Alam D’Ávila do. Para animar a festa: a música de Jorge Ben Jor. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes. Campinas, SP, 2008.

OLIVEIRA, Luciana Xavier. África Brasil (1976): uma análise

midiática do álbum de Jorge Ben Jor. In Contemporânea: comunicação e cultura. Vol. 10. n. 1. jan.-abr. 2012.

ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira: cultura brasileira e indústria cultural. São Paulo: Brasiliense, 2006.

______. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense, 1996.

______. Um outro território. São Paulo: Olho d’Água, 1999.

______. Universalismo e diversidade. São Paulo: Boitempo, 2015.

SILVA, Paulo da Costa e. A tábua de esmeralda: e a pequena renascença de Jorge Ben (O livro do disco). Rio de Janeiro: Cobogó, 2014.

TINHORÃO, José Ramos. História social da música popular brasileira. São Paulo: Editora 34, 1998.

TOULMIN, Stephen. Cosmopolis: the hidden agenda of modernity. Chicago: The University of Chicago Press, 1990.

ULHÔA, Martha Tupinambá. Nova história, velhos sons: notas para ouvir e pensar a música brasileira popular. Debates, v. 1, n. 1, p. 80- 101, 1997.

VELOSO, Caetano. Verdade tropical. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

WEBER, Max. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. Outras referências: vídeos, discos, filmes e notícias

BEN, Jorge. Samba esquema novo. São Paulo: Philips, 1963. 1 disco sonoro, 33 1/3 rpm, estéreo, 12 pol.

BEN, Jorge. O homem patropi. Revista Trip, São Paulo, edição 183, 10 nov. 2009. Entrevista concedida a Pedro Alexandre Sanches.

DOSSIÊ. Entrevista com Geraldo Vandré. Rio de Janeiro: Globo News, 21 de setembro de 2010.

MOSAICOS. A arte de Jorge Ben Jor. São Paulo: TV Cultura, 2008. Disponível em: <http://sambarocknaveia.uol.com.br/2011/06/assistao-documentario-sobre-jorge-ben-jor/>.

PARELES, Jon. Pop: Jorge Ben of Brazil. New York Times, Nova York, 23 jul. 1986.

RODA viva. São Paulo: TV Cultura, 1995. Disponível em: <http://sambarocknaveia.uol.com.br/2011/06/assista-odocumentario-sobre-jorge-ben-jor/>.

VELOSO, Caetano. Que caminho seguir na música popular brasileira?. Revista Civilização Brasileira, ano 1, n. 7, mai. 1966, pp. 375-385. Debate coordenado por Airton Lima Barbosa.

Downloads

Publicado

2016-08-06

Como Citar

Amaral, M. (2016). De Ben a Ben Jor: hibridismo e trânsitos simbólicos na trajetória do cantor Jorge Ben Jor. Arquivos Do CMD, 4(1), 227–239. https://doi.org/10.26512/cmd.v4i1.9180