Política Cultural e Unidades Culturais de Infocomunicação

Autores

  • Marco Antonio de Almeida Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26512/cmd.v5i1.8965

Palavras-chave:

Políticas Culturais; Mediações; Tecnologias de Comunicação e Informação; Democracia Cultural.

Resumo

O tema do trabalho é a mediação cultural em espaços institucionais e os impactos proporcionados pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS) nesse processo. O texto analisa as políticas culturais em unidades de informação entendidas como espaços culturais. Parte inicialmente da discussão dos próprios termos “Unidades de Informação” e de “Centros Culturais”, considerando a hipótese de que a incorporação de concepções mais alargadas do conceito de cultura e a presença cada vez maior das TICs ampliam a convergência entre esses espaços. O foco concentra-se nas potencialidades de formação e de empoderamento cultural proporcionadas pelas políticas desenvolvidas por estas instituições. Nessa perspectiva, analisa os exemplos dos Pontos de Cultura, no Brasil, e o Sistema de Bibliotecas Públicas de Medellín, na Colômbia. Conclui que essas experiências permitem visualizar possibilidades de constituição de novas ações e cadeias de mediações da cultura, numa perspectiva muito mais dialógica que impositiva.

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Biografia do Autor

Marco Antonio de Almeida, Universidade de São Paulo

Doutor em Ciências Sociais, Livre-Docente em Ciência da Informação, Professor da FFCLRP-USP e do PPGCI-ECA/USP.

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Publicado

2017-12-24

Como Citar

Almeida, M. A. de. (2017). Política Cultural e Unidades Culturais de Infocomunicação. Arquivos Do CMD, 5(1), 32–51. https://doi.org/10.26512/cmd.v5i1.8965