Caminhos de Ogum: Florindo as ruas, festejando São Jorge e Ocupando a Cidade

Main Article Content

Ana Paula Alves Ribeiro

Resumo


“Fica ao meu lado, São Jorge Guerreiro”, assim se inicia a música-oração de Moacyr Luz e Aldir Blanc em homenagem a São Jorge. É também pedindo e agradecendo ao Santo que os fiéis amanhecem na alvorada do dia 23 de abril nas igrejas em toda cidade, não é diferente na Praça da República, localizada na Central do Brasil, próximo ao Saara, conhecido pólo de comércio popular do Rio de Janeiro. Milhares de fiéis passarão na Igreja para pedir graças àquele que é considerado guerreiro, tema de inúmeras músicas, santo sincretizado no Rio de Janeiro (e na umbanda), com o orixá guerreiro Ogum, em dia de feriado na cidade. Personagens habituais vão compondo a festa, que ainda traz pessoas de outros estados e músicos de escolas de samba que tem o santo como patrono/protetor. É na festa que o santo, o orixá e o samba se encontram. É na ocupação das ruas, cantando sambas e pagodes antigos, entre o batuque e as velas acesas, a festa e a oração, que São Jorge e Ogum são cultuados nas ruas do Rio de Janeiro, colorindo os espaços de vermelho e branco.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Article Details

Como Citar
Ribeiro, A. P. A. (2017). Caminhos de Ogum: Florindo as ruas, festejando São Jorge e Ocupando a Cidade. Arquivos Do CMD, 4(2), 166–177. https://doi.org/10.26512/cmd.v4i2.9152
Seção
Memórias de Pesquisa
Biografia do Autor

Ana Paula Alves Ribeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Antropóloga, Professora Adjunta do Departamento de Formação de Professores e do Programa de PósGraduação
em Educação, Cultura e Comunicação (PPGECC) da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense / Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

BELLAVANCE, Guy. Mentalidades urbana, mentalidades fotográfica. In.: CADERNOS DE ANTROPOLOGIA E IMAGEM. Rio de Janeiro, Volume 4 ”“ A Cidade em Imagens, 1997.

PITREZ, Maria Cláudia Martinelli de Mello. 23 de abril ”“ Festa de São Jorge - Um estudo sobre a oficialização de um dia santo em feriado municipal na cidade do Rio de Janeiro. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2007.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)