Ceará, lado moleque (as letras e a sociogênese do humor)

Autores

  • Andréa Borges Leão Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Secundo Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.26512/cmd.v3i2.8891

Palavras-chave:

Ceará moleque; sociogênese; literatura e humor; cultura e entretenimento

Resumo

O artigo discute as definições de que se reveste o termo “Ceará moleque”, desde a literatura e movimentos intelectuais de fins do século XIX à crítica cultural dos anos 1930. A hipótese é de que as várias circunstâncias e disposições do termo descrevem uma sociogênese do humor cearense, formando o legado do que hoje se entende como produção cultural do entretenimento. Para tanto, começa pelo anedotário do poeta Paula Nei, sua prática literária e política no movimento abolicionista. Em seguida, acompanha as disposições gaiatas dos homens de letras nos grêmios literários, como a Padaria Espiritual, uma experiência mais informal e um tanto moderna avant la lettre. A leitura das obras de Oliveira Paiva e Adolfo Caminha nas quais o termo “Ceará moleque” é definido vem logo após, junto às tentativas de explicação da cearensidade na crítica cultural dos anos trinta.

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Biografia do Autor

Andréa Borges Leão, Universidade Federal do Ceará

Socióloga e professora do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em
Sociologia da Universidade Federal do Ceará; 

Francisco Secundo, Universidade Federal do Ceará

 Doutorando do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2016-01-11

Como Citar

Leão, A. B., & Secundo, F. (2016). Ceará, lado moleque (as letras e a sociogênese do humor). Arquivos Do CMD, 3(2), 79–94. https://doi.org/10.26512/cmd.v3i2.8891

Edição

Seção

Artigos de Dossiê