Porto Alegre:

uma cidade artística e cultural: identidades construídas em foco

Autores

Palavras-chave:

Fotografia, Artes, Cidade, Cultura Visual, Educação

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre como algumas narrativas visuais de fotógrafos e artistas, presentes no meio virtual, constroem identidades para a cidade de Porto Alegre. São analisadas algumas fotografias que apresentam a capital como um lugar que vive e valoriza a Arte e Cultura. Este constitui-se de um recorte da pesquisa de Mestrado em Estudos Culturais em Educação no campo da Cultura Visual cuja analise teve como foco as representações desta urbe através das fotografias dos álbuns virtuais. Considerando o olhar como construção cultural e os álbuns fotográficos como lugares de memória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERGER, John. Modos de ver. Trad. Lucia de Olinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

CANCLINI, Néstor García. Público-privado: la ciudad desdibujada. Alteridades, v. 6, n. 11, p. 5-10,1 996.

CANEVACCI, Massimo. A cidade polifônica: ensaio sobre a antropologia da comunicação urbana. São Paulo: Livros Studio Nobel, 2004.

CRUZ, Dayse Martins da; COSTA, Maria Tereza. Grafite e pichação – que comunicação é esta? Revista Linhas, v. 9, n. 2, p. 95-112, 2009.

LEITE, Rogério Proença. Contra-usos e espaço público: notas sobre a construção social dos lugares na Manguetown. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 17, n. 49, 2002

HALL, Stuart. The work of representation. In: ______ (Org.) Representation: cultural Representations and signifying practices. London: Sage/Open University; New Deli: Thousand Oaks, 1997.

HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da cultura visual: transformando fragmentos em nova narrativa educacional. Mediação, 2007.

MARTINS, Raimundo. Educar com Imagens: múltiplos tempos e interpretação. Boletim Arte Org na Escola, n. 45, 2007.

MIRZOEFF, Nicholas. Una introducción a la cultura visual. Barcelona: Ediciones Paidós, 2003.

PEDROSA, Israel. O universo da cor. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2004.

PEIXOTO, Nelson Brissac. Paisagens urbanas. São Paulo: Editora SENAC,1998.

POSSAMAI, Zita Rosane. Cidade fotografada: memória e esquecimento nos álbuns fotográficos - Porto Alegre, décadas de 1920 e 1930. Tese (Programa de Pós-Graduação em História) – Universidade Federal de Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

PROSSER, Elisabeth Seraphim. A cidade como suporte da arte de rua em Curitiba: uma perspectiva sociológica e antropológica. In: IV Fórum de Pesquisa Científica em Arte, 2005, Curitiba. Anais..., Curitiba: Escola de Música e Belas Artes do Paraná, 2005.

RAMOS, Célia Maria Antonacci. Grafite & pichação: por uma nova epistemologia da cidade e da arte. In: XVI Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores de Artes Plásticas, 2007, Florianópolis. Anais..., Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina, 2009.

ROSE, Gillian. Visual methodologies in introduction of the interpretation of visual materials. London: Sage, 2001.

SOUZA, David da Costa Aguiar de. Graffiti, pichação e outras modalidades de intervenção urbana: caminhos e destinos da arte de rua brasileira. ENFOQUES: Revista Eletrônica dos Alunos do PPGSA/IFCS/UFRJ, 2008.

Downloads

Publicado

2024-11-16

Como Citar

Moreira de Azevedo, J. (2024). Porto Alegre:: uma cidade artística e cultural: identidades construídas em foco. Arquivos Do CMD, 11(2), 244–260. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/CMD/article/view/56097