Um difícil lugar na pesquisa da cultura periférica:

o estudo do popular comercial como estratégia

Autores

Palavras-chave:

Cultura periférica, Música periférica comercial, Periferia, Estratégia, Legitimidade

Resumo

O trabalho tem por objetivo a apresentação de diferentes situações vivenciadas na prática de pesquisa, e as estratégias mobilizadas a partir das condições objetivas de posicionamento do investigador no curso das últimas duas décadas no estudo dos fenômenos ligados à produção, consumo e distribuição de eventos, conteúdos musicais e videomusicais produzidos nas periferias urbanas do Brasil. A partir da exposição das possibilidades e limites encontrados no curso da trajetória do pesquisador seja no contexto acadêmico, seja na vivência das situações de campo, o objetivo é o de apresentar um relato autobiográfico entremeado pelo delineamento das dinâmicas observadas no plano das produções culturais periféricas, especialmente em suas formas de expressão musicais nas duas últimas décadas.

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Publicado

2024-02-26

Como Citar

Furtado de Araujo, S. N. (2024). Um difícil lugar na pesquisa da cultura periférica:: o estudo do popular comercial como estratégia. Arquivos Do CMD, 10(2), 31–52. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/CMD/article/view/52675

Edição

Seção

Artigos de Dossiê