Trinta anos do Janela Indiscreta:
De tal legado, qual dever? Mediações culturais na formação de um círculo intelectual
DOI:
https://doi.org/10.26512/cmd.v10i2.52654Palavras-chave:
Janela Indiscreta, Mediações culturais, Formação, Círculo intelectual, UESBResumo
A iniciativa de olhar o Programa de Extensão Universitária Janela Indiscreta Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual da Bahia, neste texto, o toma da perspectiva de um círculo artístico-intelectual em formação, cuja incidência das suas elaborações sobre a cultura cinematográfica no Brasil estão sincronizadas com os deslocamentos sócio-históricos das últimas três décadas, que tornam o nicho universitário um espaço estratégico quanto o recrutamento de quadros, trânsito de ideias e formulação/circulação de conhecimentos com impactos no modo mesmo de conceber e realizar a cultura contemporânea.
Downloads
Referências
ABREU, Andrea Vicente Toledo; GUSMÃO, Milena de Cássia Silveira; DUARTE, Rosália Maria. Narrativas sobre Mauro: vozes/intérpretes do legado do cineasta ao cinema brasileiro. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) biográfica, v. 6, n. 18, p. 470-489, 2021.
ABREU, Capristano. Capítulos da História Colonial (1500-1800). Brasília (DF) : Senado Federal, 1998.
BERGSON, Henri. Matéria e Memória. SP: Martins Fontes, 1999.
CUNHA, Euclides. Os Sertões. Rio de Janeiro: Record, 2000.
DELEUZE, Gilles. Repetição e Diferença. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.
DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a Filosofia. São Paulo: n-1 edições, 2018a.
DELEUZE, Gilles. Cursos sobre Spinoza (Vincennes, 1978-1981). Fortaleza: UESCE, 2012.
DELEUZE, Gilles. A Imagem-Tempo. São Paulo: Brasiliense, 2005.
DELEUZE, Gilles. Proust e os Signos. Rio de Janeiro: Forense, 2003.
DELEUZE, Gilles. Bergsonismo. São Paulo: 34, 1999.
ELIAS, Norbert. O que é Sociologia. Lisboa: Edições-70, 1999.
FARIAS, Edson; NERY, Salete e GUSMÃO, Milene S. Na adoção de um nome, a delimitação de um eixo intelectual: Esboço de uma do memória do CMD. Arquivos do CMD, n.10 v.01, 2022.
FARIAS, Edson. Memória, o objeto em suas narrativas. In: Maria da Conceição Fonseca Silva e Edson Farias (orgs.): Memória, Discurso e Sociedade. São Carlos (SP): Claraluz, 2012.
FARIAS, Edson; LEÃO, Andréa Borges. The brazilian popular in cinematographic audiovisual culture. Sociedade e Estado , v. 37, n. 01, pág. 25-51, 2022.
FERNANDES, Cristiane Leilane Azevedo. Cinefilia em Vitória da Conquista: memória de uma prática cinematográfica. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2014.
GUSMÃO, Milene de Cássia S. Mimese, sociabilidade e processos de aprendizagem no cinema. Colóquio do Museu Pedagógico-ISSN 2175-5493, v. 8, n. 1, p. 1551-1567, 2014.
GUSMÃO, Milene Silveira. O desenvolvimento do cinema: algumas considerações sobre o papel dos cineclubes para formação cultural. Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, v. 4, 2008.
GUSMÃO, Milene de Cássia Silveira. Dinâmicas do cinema no Brasil e na Bahia: trajetórias e práticas do século XX a XXI. Tese de Doutorado. Tese Doutorado em Ciências Sociais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2007.
GUSMÃO, Milene de Cássia Silveira; LOPES, Marcelo Costa. A escola vai ao cinema: Considerações acerca da parceria entre o SESC e o Cineduc para a formação audiovisual. Revista Teias , v. 17, n. 44, pág. 101-118, 2016.
GUSMÃO, Milene de Cássia Silveira; MENDES, Euclides Santos. A linguagem do cinema: memória, pensamento e criação na trajetória de Geraldo Sarno. Colóquio do Museu Pedagógico-ISSN 2175-5493, v. 13, n. 1, p. 265-269, 2019.
GUSMÃO, Milene C. S.; SANTOS, Raquel C. Cinema e católicos no Brasil: entre a ação pastoral-religiosa e a ação cultural-educacional. Alceu: Revista de Comunicação, Cultura e Política, v. 15, n. 30, 2015.
GUSMÃO, Milene Silveira; SANTOS, Raquel Costa. O gosto pelo cinema e o encontro de duas histórias. Revista Contemporânea de Educação, v. 5, n. 10, 2010.
LOBO, Amanda Souza Avila. Pensamento Nômade e a Intempestividade no Cinema de Andrea Tonacci (1966 a 1971): caminhos para um devir revolucionário. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2022.
LOBO, Amanda Souza Ávila; MACIEL JR, Auterives; GUSMÃO, Milena de Cassia Silveira. O cine-pensamento: da imagem-movimento à imagem-tempo. Colóquio do Museu
Pedagógico-ISSN 2175-5493, v. 12, n. 1, p. 122-127, 2017.
LOBO, Amanda Souza Ávila; LOBO, Danilo Moraes; GUSMÃO, Milene de Cássia Silveira. Diferença, simulacro e pensamento: a proposta do método de dramatização (Difference, simulacrum and thought: the proposal of the dramatization method). Estudos da Língua (gem), v. 19, n. 1, p. 95-111, 2021.
LOBO, Danilo Moraes; MACIEL JÚNIOR, Auterives; GUSMÃO, Milene de Cássia Silveira. O niilismo nas imagens de Brasil (1981) de Rogério Sganzerla. Colóquio do Museu Pedagógico-ISSN 2175-5493, v. 13, n. 1, p. 2063-2068, 2019.
LOBO, Danilo Moraes. Memória e metafísica: sobre a constituição moral do homem em Nietzsche. 2014.
LOPES, Marcelo Costa; GUSMÃO, Milene de Cássia Silveira. Memória social e políticas culturais nas ações de cinema do SESC. Dissertação de mestrado-Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade, UESB, 2015.
LACERDA, Glauber. Ouço Cuba, Vejo Vietnã: monumento e mimeses na poética antiimperialista da trilha sonora do Noticieiro ICAIC latinoamericano. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea, Salvador, 2021.
LACERDA, Glauber. Internacionalismo e mimésis política – a voz de Fidel Castro na edição 291 do Noticiero ICAIC Latinoamericano. DOC On-line: Revista Digital de Cinema Documentário, p. 119-136, 2019.
LACERDA, G. B. M. (2018, April). Noticiero ICAIC Latinoamericano: a trilha internacionalista da Conferência Tricontinental de Havana. In III Jornada Interdisciplinar de Som e Música no Audiovisual 2018.
LACERDA, Glauber. Der Leone have sept cabeças: imagens da memória no cinema de Glauber Rocha. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2012.
LATOUR, Bruno. Reagregando o Social: uma introdução à teoria do ator rede. Salvador: EdUFBA – Baurú (SP): EdUSC, 2012.
MACIEL JÚNIOR, Auterives; ÁVILA LOBO, Amanda Souza. A experiência do fora em Bang Bang: Os movimentos erráticos no cinema menor de Andrea Tonacci. Alceu: Revista de Comunicação, Cultura e Política, v. 21, n. 39, 2019.
MACIEL JR, Auterives. A Consciência da Obra de Arte e o Devir-Outro do Criador. Artigos do Encontro Internacional Transdisciplinar da Consciência. Rio de, p. 11-30, 2018.
MALINOWSKI, Bronislaw Kasper. Argonautas do Pacífico Ocidental: um relato do empreendimento e da aventura nos arquipélagos da Nova-Guiné Melanésia. São Paulo, Abril Cultural, 1978 (Os Pensadores).
MARTINS, Carlos Benedito. Notas sobre a formação do sistema nacional de pós-graduação In: MARTINS, Carlos Benedito (org.): Para onde vai a Pós-Graduação em Ciências Sociais no Brasil. Bauru (SP): EDUSC, 2005.
MELLO NETO, João Cabral. Morte vida severina In: Serial e Antes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.
MELLO NETO, João Cabral. O urubu mobilizado In: A Educação pela Pedra e Depois. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997a.
MENDES, Euclides Santos. Cristais de tempo: o neorrealismo Italiano e Fellini. Tese de Doutorado, Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.
MENDES, Euclides Santos; ABREU, Andrea Vicente Toledo; SANTOS, Guilherme Celestino Souza. Apresentação: aprendizados intergeracionais e relacionais nos processos de formação audiovisual. SAPIENS-Revista de divulgação Científica, v. 3, n. 2, p. 5-7, 2021.
MENDES, Euclides S.; GUSMÃO, Milene de Cássia Silveira. Neorrealismo e o Ciclo Baiano de Cinema: a configuração de um ideário ético-estético na Bahia nos anos 1950 e 1960. In: IV Congresso Internacional sobre Culturas, Memória e Sensibilidade. Cachoeira, Bahia, nov. 2018.
NUNES, Givanildo Brito; GUSMÃO, Milene de Cássia Silveira. O cinema falado, de Caetano Veloso: entre “transas” e tramas de memória. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 15, n. 1, p. 852-875, 2023.
NUNES, Givanildo Brito. Memória, Afeto e Criação: as transas do grupo baiano, da bossa nova à discoteca. Tese de Doutorado. Tese (Doutorado)–Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2022.
OLIVEIRA, Rogério Luiz de. Memória e Criação na Direção de Fotografia Audiovisual. Rio de Janeiro: CINEOP, 2023 (Coleção Cinemas e Educadores).
OLIVEIRA, Rogério Luiz de Silva. Fotografia e memória: a criação do passado. Vitória da Conquista: Edições UESB , 2014.
OLIVEIRA, Luiz Carlos. Retratos em movimento. ARS (São Paulo), v. 15, p. 183-208, 2017.
Junior, J. F., Gusmão, M., Mendes, E., & Silva, V. (2021). Memória, estética e política no documentário Maranhão 66, de Glauber Rocha. Arquivos do CMD, 9(1), 50-68.
PONTES, Heloisa. Destinos Mistos: os críticos do grupo Clima em São Paulo (1940-1968). São Paulo: Cia das Letras, 1998.
QUEIROZ, Queiroz de. Os Quinze. Rio de Janeiro: José Olympio, 2016.
RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. Rio de Janeiro: Record, 2019.
ROMÊO, José R. M.; ROMÊO, Christiane I.M.; JORGE, Vladimyr L. Estudos de Pós-Graduação no Brasil. UNESCO/IESALC, IES/2004/ED/PI/19.
SANTOS, Marcelle Khouri. Um olhar sobre jornalismo: análise da representação do jornalismo no cinema hollywoodiano, de 1930 a 2000. Tese de Doutorado. Dissertação (Mestrado em Jornalismo)–Universidade Federal de Santa Catarina, 2009.
Florianópolis.
SANTOS, Marcelle Khouri; AYRES, Melina de La Barrera. A vida através da tela: a realidade através do telejornal e do documentário. IN: Colóquio Internacional Televisão e Realidade, 2008. Universidade Federal da Bahia.
SANTOS, Raquel Costa. Um trajeto católico de educação pelo/para o cinema no Brasil: redes, práticas e memórias. Tese de Doutorado. Tese (Doutorado)–Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2016.
SANTOS, Raquel C.; GUSMÃO, Milene de Cássia S. Humanismo e realismo: fundamentos de uma formação cinematográfica de matriz católica. Colóquio do Museu Pedagógico-ISSN 2175-5493, v. 9, n. 1, p. 1611-1625, 2014.
SANTOS, Raquel Costa et al. Lição de coisas: Igreja Católica e formação cultural para o cinema no Brasil e na Bahia. 2009.
SILVA, Sérgio de Oliveira; GUSMÃO, Milene de Cássia Silveira. Eu me lembro: memória e cinema em Edgar Navarro. Colóquio do Museu Pedagógico-ISSN 2175-5493 , v. 13, n. 1, pág. 1219-1223, 2019.
SIMMEL, Georg. O estrangeiro: Simmel. São Paulo: Ática, 1983 (Grandes Cientistas Sociais).
WILLIAMS, Raymond. O círculo Blomsbury In: Cultura e materialismo . São Paulo: Unesp, 2011.
VIEIRA, Mariella Pitombo; GUSMÃO, Milene de Cássia Silveira. O mercado audiovisual brasileiro, circuito alternativo de exibição, shows e festivais de cinema na Bahia contemporânea. Ciências Sociais Unisinos , v. 53, n. 1, pág. 36 de 2017.
XAVIER, Ismail. Sertão Mar: Glauber Rocha e a estética da fome. São Paulo: Editora 34, 2019.
XAVIER, Ismail. O Discurso Cinematográfico: a opacidade e a transparência. Rio de Janeiro – São Paulo: Paz e Terra, 2021.
ZALUAR, Alba. A Máquina e a Revolta: organizações populares e o significado da pobreza. São Paulo: Brasiliense, 1985.
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-03-01 (2)
- 2024-02-26 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Arquivos do CMD
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.