Educação e saúde:

potencialidades no acolhimento em uma unidade de saúde

Autores

Palavras-chave:

Recepção integrada, Unidade de saúde, Análise qualitativa, Potencialidade de acolhimento, SUS, Brasil

Resumo

Este artigo apresenta a experiência de atuação no processo de recepção integrada na clínica de ginecologia de um hospital público vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS) situado no município do Rio de Janeiro. Trata-se de uma análise qualitativa, fundamentada em discussão com a produção acadêmica e a observação participante, suportada pelo exercício profissional na unidade de saúde em questão, enfocando as atuais diretrizes das legislações, no intuito de abordar as potencialidades e as limitações de utilizar o momento do acolhimento enquanto estratégia para a prática da educação popular em saúde no cotidiano da assistência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERLINGUER, Giovanni. Medicina e Política. São Paulo: Editora Hucitec, 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria nº 2.761. Institui a Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (Pneps-SUS). 2013.

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Humanização. Brasília – DF, 2013

CECILIO, Luiz Carlos de Oliveira e ANDREAZZA, Rosemarie Graça Carapinheiro (orgs.). Os Mapas do Cuidado: o agir leigo na saúde. São Paulo: Editora Hucitec, 2014.

CHUEIRI, P. S., HARZHEIM, E., GAUCHE, H., VASCONCELOS, L. L. C. de. Pessoas com doenças crônicas, as redes de atenção e a Atenção Primária à Saúde. Divulgação em Saúde para Debate. Rio de Janeiro, n. 52, 2014.

CONASS. Nota Técnica 16, 2013.

FRANCO, Camilla Maia e FRANCO, Túlio Batista. Linhas do cuidado integral: uma proposta de organização da rede de saúde. 2012. Disponível em: https://dms.ufpel.edu.br/sus/files/media/Linha-cuidado-integral.pdf. Acesso em: 15/12/2022.

MATTOS, Ruben Araújo de. Os Sentidos da Integralidade: algumas reflexões acerca de valores que merecem ser defendidos. In: Pinheiro, Roseni e Mattos, Ruben Araújo de, (org). Os sentidos da integralidade na atenção e no cuidado à saúde. 6. ed. Rio de Janeiro: IMS/UERJ – CEPESC – ABRASCO, 2006.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. In: Revista Crítica de Ciências Sociais, 63, 2002.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A filosofia à venda, a douta ignorância e a aposta de Pascal. In: Revista Crítica de Ciências Sociais, 80, 2008.

STOTZ, Eduardo. Enfoques sobre educação popular e saúde. In: BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Caderno de Educação Popular e Saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2007.

TRAVASSOS, Cláudia e CASTRO, M. S. M. Determinantes e desigualdades sociais no acesso e na utilização de serviços de saúde. In: GIOVANELA, L. (org.). Políticas e Sistemas de Saúde no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. FIOCRUZ, 2008.

VASCONCELOS, Eymard Mourão. Redefinindo as práticas de saúde a partir da educação popular nos serviços de saúde. In: Vasconcelos, E. M. (org.) A saúde nas palavras e nos gestos. São Paulo: Hucitec, 2001.

Downloads

Publicado

2024-02-26

Como Citar

Louzada Carvalho, D. (2024). Educação e saúde:: potencialidades no acolhimento em uma unidade de saúde. Arquivos Do CMD, 10(2), 140–152. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/CMD/article/view/52651