Análise comparativa de plataformas computacionais on-line no ensino de engenharia

Autores

Palavras-chave:

Tecnologia na educação, Computação simbólica e numérica, Plataformas computacionais

Resumo

A pandemia de COVID-19 provocou um aumento significativo do uso das tecnologias digitais da informação. As novas tecnologias têm proporcionado muitas alterações na sociedade e na educação, e seu uso correto fortalece o processo de aprendizagem. A sala de aula tradicional se tornou pouco atraente. A utilização de plataformas on-line flexibiliza o ensino e permite maior engajamento. Este trabalho tem como objetivo oferecer uma análise comparativa na solução de problemas do ciclo profissional de engenharia através de plataformas gratuitas e on-line, que trabalham com computação simbólica e numérica, visando uma abordagem mais interdisciplinar e integrada. A metodologia se baseou em pesquisa bibliográfica a respeito do tema, buscando estudar os diferentes tipos de aplicações e os problemas relatados. As plataformas escolhidas foram Wolfram|Alpha e Scilab on Cloud por trabalharem com computação simbólica e numérica, respectivamente. Alguns problemas foram selecionados e revisitados. As práticas propostas se mostraram compatíveis e viáveis, porém, houve a necessidade de uma curva de aprendizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAMPUZANO, Gabriela; GONZABAY, Esther. Evaluating the Use of Wolfram Alpha for Linear Algebra Learning in Teleducation, Sinergias Educativas, v. 7, n. 3, 2022.

CAMPUZANO Maria G.; CRISANTO T.; Learning Analytic Geometry with the Aid of Wolfram Alpha, International Journal of Innovative Science and Research Technology, v. 7, n.1, 2022.

CONCEIÇÃO, Ana C.; Dynamic and Interactive Tools to Support Teaching and Learning, Mathematical and Computational Applications, 2022.

CHAPRA, Steven, C.; Métodos Numéricos Aplicados com Matlab® para Engenheiros e Cientistas, Mc Graw Hill Bookman, 3 ed. 2013.

DIMICELI, Vincent A.; LANG, Andrew S.I.D.; LOCKE, LeighAnne; Teaching Calculus With Wolfram|Alpha, International Journal of Mathematical Education in: Science and Technology, Vol. 41, No. 8, 1061–1071, 2010.

EBERT Christof; Open Source Software in Industry, IEEE Software, 25(3), 52–53, 2008.

FARIAS, S. C. Os benefícios das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no Processo de Educação a Distância (EaD). RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 11, n. 3, p. 15–29, 2013.

FOX, Robert W.; MCDONALD, Alan T.; PRITCHARD Philip J.; Introdução à Mecânica dos Fluidos. LTC Editora, 8 ed. 2010.

GUSTAFSON, G. B.; Differential Equations and Linear Algebra: A Course for Science and Engineering, 2022.

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5 ed. Campinas, Papirus Editora, 2014.

MORAN, José Emanuel; MASETTO, Marcos, T.; BEHRENS, Marilda A.; Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica, Papirus Editora, 2017.

NECESAL, Petr; POSPISIL, Jan; Experience with Teaching Mathematics for Engineers with the Aid of Wolfram Alpha; In: Proceedings of the World Congress on Engineering and Computer Science, v. 1, San Francisco, USA, 2012

OGATA, K.; Engenharia de Controle Moderno, Pearson, 4 ed. São Paulo, 2008.

PALÁCIO, Maria Augusta V. et al. Integração de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação por Docentes do Ensino Superior Durante a Pandemia da COVID-19, Revista EaD em foco, V.1, 2021.

RAO, Singiresu S.; Mechanical Vibrations, 5 ed. Prentice Hall, 2011.

SCILAB, disponível em Open Source | Scilab, acesso em 30/06/2023.

SOARES-LEITE, W. S.; NASCIMENTO-RIBEIRO, C. A.; Inclusão das TICs na Educação Brasileira: Problemas e Desafios. Revista Internacional de Investigación en Educación, V. 5, n. 10, pp.173-187, Bogotá, Colômbia, 2012

WOLFRAM, disponível em: https://www.wolframalpha.com/, acesso em: 03/06/2023.

Downloads

Publicado

2024-02-26

Como Citar

Demasi, D., & Silva Alves, R. (2024). Análise comparativa de plataformas computacionais on-line no ensino de engenharia. Arquivos Do CMD, 10(2), 121–138. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/CMD/article/view/52650