A construção imagética do índio e a prática fotográfica contemporânea

ensaio sobre a aldeia Tukum, Território Indígena Tupinambá de Olivença

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/cmd.v7i2.31762

Palavras-chave:

Tukum, Tupinambá, Fotografia, Povos Indígenas

Resumo

As fotografias que se seguem resultaram das viagens realizadas à aldeia Tukum, território indígena Tupinambá de Olivença, nos anos de 2017 e 2018. Elas foram construídas de forma pactuada com a comunidade indígena no propósito de narrar uma pequena parte do cotidiano da aldeia. Buscou-se por uma estética e narrativa que demostrasse o envolvimento dos índios com a mata, representado pelas crianças, mulheres e homens camponeses empoderados e politicamente engajados, guiados pelos seus ancestrais, cuja cultura e luta se relacionam intrinsecamente com a terra. Essas imagens podem ser pensadas como um dos vetores possíveis, somados aos outros mecanismos próprios de interpretação da consciência étnica e cultural indígena. É uma produção fotográfica compartilhada, fruto de vivências e trocas intencionadas no reconhecimento das indianidades do povo Tukum.

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Referências

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Publicado

2020-09-03

Como Citar

Amaral, M., & Oliveira, M. (2020). A construção imagética do índio e a prática fotográfica contemporânea: ensaio sobre a aldeia Tukum, Território Indígena Tupinambá de Olivença. Arquivos Do CMD, 7(2), 167–174. https://doi.org/10.26512/cmd.v7i2.31762