Tinta, dor e sangue

notas sobre as experiências corporal e criativa de Frida Kahlo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/cmd.v7i01.27929

Palavras-chave:

Arte, Pintura, Corpo, Identidade, Frida Kahlo

Resumo

O ensaio buscou compreender os mecanismos e as vicissitudes que atravessaram a construção de Frida Kahlo enquanto artista da pintura. Para tanto, procurou-se discutir as autorrepresentações de Frida Kahlo à luz de suas experiências pessoais e coletivas (sociais, culturais e políticas). As considerações indicam que separar Frida de suas experiências ou, ainda, de sua biografia [traumática e tumultuada] constitui equívoco fundamental, já que a artista não se desenvolveu iminentemente numa espécie de vácuo social, cultural e político.

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Publicado

2020-05-06

Como Citar

REIS, N. S., Elicker, E., & Ribeiro dos Santos, M. (2020). Tinta, dor e sangue: notas sobre as experiências corporal e criativa de Frida Kahlo. Arquivos Do CMD, 7(01), 123–138. https://doi.org/10.26512/cmd.v7i01.27929