Fragmentos da Brincadeira de Boi-Bumbá

Autores

  • Rogerio Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.26512/cmd.v6i1.22950

Palavras-chave:

Boi-Bumbá, Parintins, Foto

Resumo

As fotografias que compõem este ensaio são resultantes do trabalho realizado pelo Grupo de Pesquisa Cultura, Memória e Desenvolvimento ”“ CMD. Tal esforço foi empreendido num contexto específico: o da elaboração do dossiê para a composição do Processo de Instrução Técnica do Inventário de Reconhecimento do Complexo Cultural do Boi-Bumbá do Médio Amazonas e Parintins1. A constituição do documento visava o reconhecimento do referido bem cultural imaterial como patrimônio brasileiro, a partir do registro do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional ”“ IPHAN, o que aconteceu no dia 8 de novembro de 2018, durante a 91ª Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, realizada no Museu Histórico do Pará, em Belém, quando o Conselho chegou a tal decisão por unanimidade. A partir de então, o Complexo do boi-bumbá retratado neste conjunto de fotografias, passou a ser reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ACHUTTI, Luiz Eduardo Robinson. Fotoetnografia: um estudo de antropologia visual sobre cotidiano, lixo e trabalho. Porto Alegre: Tomo Editorial: Palmarinca, 1997.

ANDRADE, Rosane de. Fotografia e antropologia: olhares fora-dentro. São Paulo: Estação Liberdade/EDUC, 2002.

MARTINS, José de Souza. Sociologia da fotografia e da imagem. São Paulo: Contexto, 2008.

NOVAES, Sylvia Caiuby (org.). Entre arte e ciência: a fotografia na antropologia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015.

Sites

Boi Bumbá do Amazonas agora é Patrimônio Cultural do Brasil. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/am/noticias/detalhes/4892/boi-bumba-

Downloads

Publicado

2019-05-30

Como Citar

Oliveira, R. (2019). Fragmentos da Brincadeira de Boi-Bumbá. Arquivos Do CMD, 6(1), 154–168. https://doi.org/10.26512/cmd.v6i1.22950