A relação entre razão e história na modernidade

uma leitura dos processos de racionalização a partir de Simmel, Weber e Elias

Autores

  • Bruno Gontyjo do Couto Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/cmd.v6i1.22147

Palavras-chave:

Razão, História, Modernidade, Georg Simmel, Max Weber, Nortbert Elias

Resumo

Em meio a diferentes usos possíveis, o termo “modernidade” já foi empregado no sentido de designar a “mentalidade de uma época” que, dentre outras coisas, teria como uma de suas principais marcas a crença no conhecimento como forma de domínio da natureza e do fluxo histórico e, assim sendo, uma ferramenta de emancipação do homem. Trata-se de uma conjuntura na qual se pregava o triunfo da razão sobre o devir, uma forma de compreensão social crente na proeminência da razão sobre o mundo, sugerindo um nexo específico entre razão e história que aqui será problematizado. Posto isso, este ensaio pretende realizar um itinerário bibliográfico voltado para a apreensão dos saberes sociológicos que estiveram envolvidos com esse tema. Mais especificamente, objetiva realizar uma exegese a partir dos trabalhos de Georg Simmel, Max Weber e Norbert Elias, tomando esses trabalhos não só como modos de interpretação por meio dos quais o nexo entre razão e história tornou-se sociologicamente “inteligível”, mas, sobretudo, como modos de compreensão social que informam consciências e que, na medida em que o fazem, participam da constituição do mesmo nexo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Gontyjo do Couto, Universidade de Brasília

Bruno Gontyjo do Couto ”“ Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília e pesquisador visitante na University of Texas at Austin.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Ética pós-moderna. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2003

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean Claude; CHAMBOREDON, J C. A profissão de sociólogo: preliminares epistemologicas. 2. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2002.

ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

ELIAS, Norbert. Os alemães: a luta pelo poder e a evolução do habitus nos séculos XIX e

XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 1993. ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

HABERMAS, Jürgen. Teoria de la accíon comunicativa, I: racionalidad de la accíon y racionalización social. Madrid: Taurus, 1999.

SIMMEL, Georg. A metrópole e a vida mental. In: VELHO, Otávio Guilherme. (Org.)

Fenomeno urbano(o). 4. ed. Rio de janeiro: Zahar, 1979.

SIMMEL, Georg. A divisão do trabalho como causa da diferenciação da cultura subjetiva e objetiva. In: SOUZA, Jessé; OELZE, Berthold. (Org.) Simmel e a modernidade. 2. ed. Brasilia: Editora Universidade de Brasília, 2005.

SIMMEL, Georg. O conceito e a tragédia da cultura. In: SOUZA, Jessé; OELZE, Berthold. (Org.) Simmel e a modernidade. 2. ed. Brasilia: Editora Universidade de Brasília, 2005.

WEBER, Max. A objetividade do conhecimento nas ciências sociais. São Paulo: Ática, 2006.

WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

WEBER, Max,. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. 4. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2000.

WEBER, Max,. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. 4. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2000. 2 v.

Downloads

Publicado

2019-05-30

Como Citar

Couto, B. G. do. (2019). A relação entre razão e história na modernidade: uma leitura dos processos de racionalização a partir de Simmel, Weber e Elias. Arquivos Do CMD, 6(1), 169–195. https://doi.org/10.26512/cmd.v6i1.22147

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)