Da artificação do desfile das escolas de samba à sala de aula como barracão do fazer
histórias e saberes da arte do carnaval
DOI:
https://doi.org/10.26512/cmd.v5i2.22014Palavras-chave:
ARTE DO CARNAVAL, ENSINO DE ARTE, ESCOLAS DE SAMBAResumo
O artigo pretende apresentar a Arte do Carnaval nas suas formas e feitos realizados no desfile das escolas de samba. Daí, engendraremos uma prática experimental em aulas do componente curricular Arte. Partimos da hipótese de que há saberes nos barracões de alegorias e fantasias e nos barracões de ala, locais de invenção, desenvolvimento e construção dos sonhos carnavalescos. Na tessitura da circulação dos saberes está outro espaço da investigação: a sala de aula. Iremos relatar algumas experiências realizadas com a arte do carnaval na sala de aula com alunos e alunas do Ensino Médio. A diversidade de materiais utilizados, as invenções, as releituras e ressignificações que acontecem nos barracões das escolas de samba convergem, na pesquisa, com os fazeres contemporâneos do ensino da arte na educação básica.
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