O livro escolar na reinvenção política do Moçambique pós-independente

Autores

  • Andre Leão
  • André Victorino Mindoso Departamento de Ciências Sociais e Filosóficas da Universidade Pedagógica ”“ Nampula/ Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.26512/cmd.v6i1.21883

Palavras-chave:

Comunidade de imaginação, Livros escolares

Resumo

Com a independência e a consequente desvinculação de Moçambique do Estado português, surge a necessidade de se imaginar uma nova narrativa de nação que desse conteúdo e vida ao processo de construção de uma solidariedade nacional − uma comunidade de imaginação ”“ ao jovem país. A Frente de Libertação de Moçambique assume o papel de elite nacionalista, função posta em discussão por este artigo, chamando a si o direito de definir o conteúdo daquilo que seria a nova narrativa de nação. Procuramos elucidar as controvérsias desta configuração do trabalho simbólico de construção de uma hegemonia política. Ou melhor, propomos analisar a forma como a elite frelimista fez uso do monopólio dos meios de comunicação como coerção simbólica, designadamente da edição e adoção de livros escolares da 4ª e 6ª classes, a fim de praticar o arbitrário cultural de uma autoimagem e sentimento de pertença à nação socialista moçambicana.

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Publicado

2019-05-30

Como Citar

Leão, A., & Mindoso, A. V. (2019). O livro escolar na reinvenção política do Moçambique pós-independente. Arquivos Do CMD, 6(1), 85–99. https://doi.org/10.26512/cmd.v6i1.21883