O MST E AS REFORMAS AGRÁRIAS DO BRASIL
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Nosso objetivo neste artigo é uma breve reflexão a respeito do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e das mudanças recentes que ocorreram nas políticas da reforma agrária brasileira. A reforma agrária é uma política territorial que serve para minimizar a questão agrária. Para este estudo, tomamos como referência a definição de questão agrária compreendida como um problema estrutural do capitalismo (Fernandes, 2001), sendo parte de sua própria lógica de desenvolvimento, gerando processos de diferenciações e desigualdades, expulsões e expropriações, excluindo ou subalternizando, destruindo e recriando o campesinato. Por essa razão, as relações entre campesinato e capital são de conflitualidades permanentes e explicitadas, de um lado, pela subalternidade do campesinato ao capital e pelo poder que o capital tem, de acordo com os seus interesses, de destruir e recriar o campesinato e, de outro lado, pela resistência do campesinato em determinar sua própria recriação por meio das ocupações de terra (Fernandes,2008a).
*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Referências
BRUNO, Regina (2008) Agronegócio e novos modos de conflituosidade In Fernandes, Bernardo Mançano (coordenador) Campesinato e agronegócio na América Latina: a questão agraria atual (Buenos Aires: Clacso) no prelo.
COCA, Estevan Leopoldo de Freitas (2008) Análise e mapeamento dos tipos de assentamentos no Brasil: compreender a diversidade e a atualidade da reforma agrária brasileira – estudo dos assentamentos das regiões Norte e Nordeste (Presidente Prudente: NERA).
DATALUTA – Banco de Dados da Luta pela Terra (2008) Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária www.fct.unesp.br/nera
FERNANDES, Bernardo Mançano (2000) A Formação do MST no Brasil (Petrópolis: Editora Vozes)
FERNANDES, Bernardo Mançano (2001) Questão Agrária, Pesquisa e MST (São Paulo: Editora Cortez)
FERNANDES, Bernardo Mançano (2005) Movimentos socioterritoriais e movimentos socioespaciais. Observatorio Social de América Latina, v.16, p.273 - 284.
FERNANDES, Bernardo Mançano (2006) Questão Agrária In Sader, Emir; Jinkings, Ivana (coordenadores) Enciclopédia Contemporânea da América Latina e do Caribe (São Paulo: Boitempo, v.1, p. 46-52)
FERNANDES, Bernardo Mançano (2008a) Entrando nos territórios do Território. In Paulino, Eliane Tomiasi. Fabrini, João Edmilson (coordenadores). Campesinato e territórios em disputa. (São Paulo: Expressão Popular).
FERNANDES, Bernardo Mançano (2008b) Questão agrária: conflitualidade e desenvolvimento territorial In: Buainain, Antonio (coordenador) Luta pela Terra, Reforma Agrária e Gestão de Conflitos no Brasil (Campinas: Editora da Unicamp, p. 173-224).
GOLFBARTT, Yamila (2007) A luta pela terra entre o campo e a cidade: as Comunas da Terra do MST, sua gestação, principais atores de desafios (Dissertação de Mestrado, São Paulo).
MASSARETTO, Nívea (2008) DATALUTA – BANCO DE DADOS DA LUTA PELA TERRA: organização do Cadastro de movimentos socioterritoriais. (Presidente Prudente: NERA).
OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino (2005) O MST como Movimento Socioterritorial moderno. In Revista USP (São Paulo: USP, número 64, p. 156-172).
PEREIRA, João Márcio Mendes (2004) O modelo de reforma agrária de mercado do Banco Mundial em questão: o debate internacional e o caso brasileiro – Teoria, luta política e balanço de resultados. Rio de Janeiro, Dissertação de Mestrado, CPDA-UFRRJ.
RAMOS FILHO, Eraldo da Silva (2008) De pobre e sem-terra a pobre com-terra e sem-sossego: territorialização e territorialidades da reforma agrária de mercado (1998 – 2006) In Fernandes, Bernardo Mançano; Medeiros Leonilde, Paulilo, Maria (coordenadores) Lutas camponesas contemporâneas: condições dilemas e conquistas (São Paulo: Editora da Unesp) No prelo.
ROCHA, Herivelto Fernandes (2008) Análise e mapeamento dos tipos de assentamentos no Brasil: compreender a diversidade e a atualidade da reforma agrária brasileira – estudo dos assentamentos da região Centro – Sul (Presidente Prudente: NERA).
SILVA, José Gomes da (1987) Caindo por terra: crises da reforma agrária na Nova República (São Paulo: Busca Vida).
SILVA, José Gomes da (1989) Buraco Negro: a reforma agrária na constituinte (Rio de Janeiro: Paz e Terra).
STÉDILE, João Pedro & Fernandes, Bernardo Mançano (1999) Brava Gente. (São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo).