ENTRANDO NOS TERRITÓRIOS DO TERRITÓRIO

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Bernardo Mançano FERNANDES

Resumo

Este artigo é um ensaio teórico sobre o Território. E com base nesta reflexão proponho um debate sobre os tipos de territórios e as disputas territoriais. O que me motivou pensar sobre estes objetos é o fato de o Território ter sido escolhido por cientistas de diversas áreas do conhecimento como conceito central para o estudo de diferentes escalas e tipos de espaços geográficos. O conceito também passou a ser tema principal muito utilizado por distintas instituições na elaboração de projetos de políticas públicas, principalmente voltados para o desenvolvimento rural. Neste ensaio sobre o Território, procuro ir além da significação clássica mais utilizada do conceito como espaço de governança. Proponho uma tipologia de territórios a partir de referencial bibliográfico e de pesquisas de campo realizadas em diferentes países. O objetivo neste artigo é ampliar o debate sobre o Território e defender a idéia que a definição de sua significação é uma relação de poder que precisa ser constantemente debatida. Este poder é hoje muito utilizado pelas instituições e pelos estudiosos na realização de projetos de pesquisa e de desenvolvimento territorial rural que atinge milhões de pessoas em seus habitats.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
FERNANDES, B. M. (2008). ENTRANDO NOS TERRITÓRIOS DO TERRITÓRIO. BOLETIM DATALUTA, 1(3). Obtido de https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/54743
Secção
Artigos

Referências

CLAVAL, Paul. Espaço e Poder. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.

DELANEY, David. Territory: a short introduction. Pondicherry: Blackwell, 2005.

ESCOLA Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (Org.). O território e a vigilância em saúde. Christovam Barcellos, Luisa Iñiguez Rojas. Rio de Janeiro: Fiocruz/EPSJV/Proformar, 2004.

EVIA, Gerardo. La Republica de la Soja:Las alegorias de la globalizacion. http://www.agropecuaria.org/analisis/EviaRepublicaSoja.htm, acessado em 12/2/2006 12:31:54

FERNANDES, Bernardo Mançano. MST: formação e territorialização. São Paulo: Hucitec, 1999.

FERNANDES, Bernardo Mançano. A Formação do MST no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2000.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Movimentos socioterritoriais e movimentos socioespaciais. Observatorio Social de América Latina. , v.16, p.273 – 284. Buenos Aires: CLACSO, 2005.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Questão Agrária: conflitualidade e desenvolvimento territorial. In: Luta pela Terra, Reforma Agrária e Gestão de Conflitos no Brasil. Antônio Márcio Buainain (Editor). Editora da Unicamp, 2007.

GOTTMANN, Jean. The significance of territory. Charlottesville: The University Press of Virginia, 1973.

HARVEY, David, O Novo Imperialismo. São Paulo: Loyola, 2004.

LEFEBVRE, Henry. The production of Space. Cambridge, Mass.: Blackwell Publishers, 1991.

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO. Atlas dos Territórios Rurais. Brasília: MDA, 2004.

MORAES, Antonio Carlos Robert. Bases da Formação Territorial do Brasil: o território colonial brasileiro no”longo”século XVI. São Paulo: Hucitec, 2000.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino. Barbárie e Modernidade: as transformações no campo e o agronegócio no Brasil. In: Revista Terra Livre, nº 21, pp.113-156. São Paulo: Associação dos Geógrafos Brasileiros, 2003.

PALAU, Tomás et al. Los Refugiados del Modelo Agroexportador: impactos del monocultivo de soja en las comunidades campesinas paraguaya. Asunción: BASE: Investigaciones Sociales, 2007.

PEET, Richard. Geography of Power: the making of global economic policy. London: Zed Books, 2007.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. De Saberes e de Territórios - diversidade e emancipação a partir da experiência latino-americana. Niterói: 2006.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. As Conseqüências Sociais e Ambientais da Prioridade ao Monocultivo. Niterói: 2007.

RAFFESTIN, Claude. Por uma Geografia do Poder. São Paulo: Editora Ática, 1993.

SANTOS, Milton. Metamorfose do Espaço Habitado. São Paulo: Hucitec, 1988.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço. São Paulo: Hucitec, 1996.

SANTOS, Milton. SILVEIRA, Maria Laura. “O Brasil: Território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro - São Paulo: Editora Record, 2001.

SANTOS, Milton. O dinheiro e o território. In Território Territórios. Programa de PósGraduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense – Associação dos Geógrafos Brasileiros. Niterói, 2002.

SANTOS, Milton. Testamento Intelectual. São Paulo: Editora UNESP, 2004.

SAQUET, Marcos. Abordagens e concepções de território. São Paulo: Expressão Popular, 2007.

SCHEJTMAN, Alexander. BERDEGUÉ Julio. Desarrollo Territorial Rural. Santiago: RIMISP, 2003.

SCHNEIDER, Sérgio. TARTARUGA, Ivan G. Peyré. Do território Geográfico à abordagem territorial do desenvolvimento rural. Trabalho apresentado nas Jornadas de intercambio y discusión: el desarrollo Rural en su perspectiva institucional y territorial. Buenos Aires: FLACSO – Argentina – Universidad de Buenos Aires/CONICET, 2005.

SEARLE, John R. Intencionalidade. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

SOUZA, Marcelo José Lopes. O território: sobre espaço e poder, autonomia e desenvolvimento. In Geografia: conceitos e temas. Castro, Iná Elias. Gomes, Paulo Cesar Costa. Corrêa, Roberto Lobato.(Orgs.). Rio de janeiro: Bertrand Brasil, 1995.

TORRES, Ana Teresa. Territorios Eróticos. Caracas: Editorial Psicoanalítica, 1998.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>