OS SEIS PRINCIPAIS MOVIMENTOS DE LUTA PELA TERRA NO BRASIL A CPT COMO MOVIMENTO SOCIOTERRITORIAL

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Elenira de Jesus SOUZA

Resumo

Neste artigo destacamos uma forma de atuação da CPT. Predominantemente ela atua como movimento socioespacial apoiando os movimentos camponeses na luta pela terra. Inclusive a CPT é considerada “mãe” de um dos mais importantes movimentos camponeses do Brasil: o MST. Outra forma de atuação da CPT é como movimento socioterritorial em alguns estados do Nordeste, como comprovam os estudos de Mitidiero, 2008 e Rosa, 2009. No Nordeste, muitas famílias se organizam na CPT para lutar pela
terra, participando do processo de territorialização da luta pela terra/território, como pode ser observado no mapa a seguir, em que a CPT é o quarto movimento socioterritorial com o maior número de famílias em ocupações. Com este artigo queremos contribuir com as discussões referentes à questão agrária e colaborar com a ciência geográfica ao propormos o conceito de movimento socioterritorial. Continuaremos realizando estudos mais profundos sobre esses movimentos produtores de espaços e territórios onde os sujeitos, dos diversos movimentos, realizam suas ações (SOUZA, 2009).


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SOUZA, E. de J. (2009). OS SEIS PRINCIPAIS MOVIMENTOS DE LUTA PELA TERRA NO BRASIL: A CPT COMO MOVIMENTO SOCIOTERRITORIAL. Boletim DATALUTA, 2(17). Obtido de https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/53972
Secção
Artigos

Referências

FERNANDES, Bernardo Mançano. O todo é a parte e a parte é o todo: a interação sujeito-espaço. In: Revista de Geografia da UNESP, n. 10, p. 31-38, 1991.

MITIDIERO JÚNIOR, Marco Antonio. A ação territorial de uma Igreja Radical: Teologia da Libertação, luta pela terra e atuação da Comissão Pastoral da Terra no Estado da Paraíba, 2008. Tese (Doutorado) Geografia, Universidade de São Paulo.

ROSA, Marcelo. A “forma movimento” como modelo contemporâneo de ação coletiva rural no Brasil. In História Social do Campesinato: Lutas camponesas contemporâneas: condições, dilemas e conquistas, tomo 5, v. 2. São Paulo: Editora da Unesp, 2009, no prelo.

SOUZA, Elenira de Jesus. DATALUTA – Banco de Dados da Luta pela Terra: atualização do cadastro dos movimentos socioterritoriais para o ano de 2007. 2009. 96 pp. Relatório (Iniciação científica – CNPq).

Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente.