A VIOLÊNCIA CONTRA OS ACAMPAMENTOS GUARANI E KAIOWÁ NO SUL DE MATO GROSSO DO SUL

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Aline Castilho Crespe LUTTI
Nashieli Rangel LOERA

Resumo

No Mato Grosso do Sul há uma verdadeira guerra contra os povos indígenas, principalmente contra as comunidades Guarani e Kaiowá que vivem no sul do estado. Muitas delas têm sofrido vários tipos de violência e quase sempre perpetuada por pessoas ligadas ao movimento ruralista, do qual fazem parte fazendeiros, setores da imprensa, parlamentares, governantes etc. Esta situação atesta a existência de um fenômeno chamado de “agrobanditismo”, conforme recentemente apontou a geógrafa Márcia Yukari Mizusaki no artigo O “agrobanditismo” e as disputas territoriais em Mato Grosso do Sul. Paradoxalmente, o governo do estado e a população regional parecem não se abalar com a situação de violência a que têm sido submetidas várias comunidades indígenas. 


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
LUTTI , A. C. C., & LOERA, N. R. (2012). A VIOLÊNCIA CONTRA OS ACAMPAMENTOS GUARANI E KAIOWÁ NO SUL DE MATO GROSSO DO SUL. BOLETIM DATALUTA, 5(49). Obtido de https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/53664
Secção
Artigos
Biografias Autor

Aline Castilho Crespe LUTTI , Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UFMS

Professora de antropologia na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul e doutoranda em História pela Universidade Federal da Grande Dourados. Pesquisadora associada ao projeto Jovem pesquisador FAPESP “As formas de acampamento” e membro do grupo de pesquisa MOVE (Movimentos, ocupações e Estado) do Centro de Estudos Rurais da Unicamp.

Nashieli Rangel LOERA, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Professora pesquisadora do Centro de Estudos Rurais/IFCH/Unicamp. Coordenadora do projeto Jovem pesquisador FAPESP “As formas de acampamento” e do grupo de pesquisa MOVE.

Referências

HECK. Egon D. MACHADO. Flávio V. AS VIOLÊNCIAS CONTRA OS POVOS INDÍGENAS EM MATO GROSSO DO SUL E as resistências do Bem Viver por uma Terra Sem Males DADOS: 2003–2010. Conselho Indigenista Missionário – CIMI. 2011. Disponível em: http://www.cimi.org.br/pub/MS/Viol_MS_2003_2010.pdf.

MIZUSAKI, Márcia Yukari. O ‘agrobanditismo’ e as disputas territoriais em Mato Grosso do Sul. Diário Liberdade. Disponível em http://www.diarioliberdade.org/index.php?option=com_content&view=article&id=22329:o-agrobanditismo-e-as-disputas-territoriais-em-mato-grosso-do-sul&catid=63:repressom-e-direitos-humanos&Itemid=78. Acesso em 18/12/2011.

PACHECO DE OLIVEIRA, João. A viagem da volta. Rio de Janeiro: Contracapa, 2006, p. 32. Disponível em www.fct.unesp.br/nera.