SOBRE O DEBATE PARADIGMÁTICO CAPITALISMO AGRÁRIO E QUESTÃO AGRÁRIA EM QUESTÃO

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Janailson Santos de ALMEIDA

Resumo

Existem dois modelos agrícolas propostos: o modelo do agronegócio, baseado na grande produção e exportação de commodities e importação de tecnologia agrícola. Economia capitalista e; o modelo da Agroecologia, posposto pelos movimento sociais, baseado na produção diversificada de alimentos saudáveis para consumo da população. Economia camponesa e mercado camponês. A identidade camponesa, em função do Paradigma do Capitalismo Agrário enfrenta a ideologia dominante, que se colocou historicamente na contramão dos movimentos sociais do campo. Isso porque a ideia sempre foi realmente não ter um Campesinato forte e com potencial de reprodução não só da vida mas também das cultura e identidade camponesas, isso fortaleceria o Campesinato e contribuiria diretamente para a reforma agrária no Brasil.


"Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista"

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
ALMEIDA, J. S. de. (2019). SOBRE O DEBATE PARADIGMÁTICO: CAPITALISMO AGRÁRIO E QUESTÃO AGRÁRIA EM QUESTÃO. Boletim DATALUTA, 12(140). Obtido de https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/52879
Secção
Artigos

Referências

ABRAMOVAY, Ricardo. Paradigmas do capitalismo agrário em questão. Edusp, 3a edição. São Paulo, 2007.

BARBOSA, Lia Pinheiro & ROSSET, Peter Michael. Educação do campo e pedagogia camponesa agroecológica na América Latina: aportes da la Via Campesina e da Cloc. Educ. Soc., v.38, n.140, p.705-724. Campinas, jul./set., 2017.

BARTRA, Armando. Campesindios, aproximaciones a los campesinos de un continente colonizado. La Nación. México, nov./2010.

DA VEIGA, José Eli. O Desenvolvimento Agrícola – Uma Visão Histórica. Edusp, 2a edição. São Paulo, 2007.

FERNANDES, Bernardo Mançano. CONSTRUINDO UM ESTILO DE PENSAMENTO NA QUESTÃO AGRÁRIA: o debate paradigmático e o pensamento geográfico. Tese (livre docência), Volumes I e II. Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente, 2013.

STEDILE, João Pedro. A Questão Agrária no Brasil: O debate tradicional – 1500-1960. 2ª edição, Expressão Popular. São Paulo, 2011.

STEDILE, João Pedro. Dicionário da Educação do Campo (Org.: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo e FRIGOTTO, Gaudêncio) – Questão Agrária. Expressão Popular, p.641-646. Rio de Janeiro, 2012.