ACAMPAMENTOS EM MATO GROSSO DO SUL RETOMADA DA LUTA PELA TERRA?

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Sedeval NARDOQUE
Mieceslau KUDLAVICZ
Danilo Souza MELO

Resumo

O presente texto é resultado de reflexões dos autores realizadas no Grupo de Estudos Terra e Território (GETT) e do Projeto Dataluta/MS1, no Curso de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus Três Lagoas aliadas às atuações de seus autores no Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial do Território Rural do Bolsão/MS (Nedet/Bolsão)2. Este trabalho objetiva apontar as nuances da luta pela terra em Mato Grosso do Sul durante os Governos do PSDB e PT, e a ineficácia da
política de Reforma Agrária nos governos Lula e Dilma, mas agravada no pós- Golpe Político-Jurídico- Midiático-Ruralista de 2016 que alçou ao poder Michel Temer. Para tanto, utilizou-se do arcabouço teórico da Geografia Agrária aliado aos dados secundários do Banco de dados da Luta pela Terra (DATALUTA) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), estes foram sistematizados em gráficos apresentados ao longo deste texto. Soma-se a estes procedimentos um conjunto de informações empíricas registradas em entrevistas e fotografias durante trabalhos campo realizados em Mato Grosso do Sul.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
NARDOQUE, S., KUDLAVICZ, M., & MELO, D. S. (2018). ACAMPAMENTOS EM MATO GROSSO DO SUL: RETOMADA DA LUTA PELA TERRA?. Boletim DATALUTA, 11(125). Obtido de https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/52462
Secção
Artigos

Referências

CLÉPS JÚNIOR, João. Descaminhos da Reforma Agrária no contexto das reformas neoliberais e da crise institucional no Brasil. Boletim DATALUTA, n.120, NERA, FCT/UNESP, Presidente Prudente (SP), dez. 2017.

FERNANDES, Bernardo Mançano et al. A Questão Agrária na Segunda Fase Neoliberal no Brasil. Boletim DATALUTA, n. 109, NERA, FCT/UNESP, Presidente Prudente (SP), jan. 2017. GIRARDI, Eduardo Paulon (org.). FCT/Unesp. Relatório DATALUTA Brasil 2016, NERA, FCT/UNESP,

Presidente Prudente (SP), Dez. 2017. KUDLAVICZ, Mieceslau. Dinâmica agrária e a territorialização do complexo Celulose/papel na

microrregião de Três Lagoas/MS. 2011. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas, 2011.

MELO, Danilo S.; NARDOQUE, Sedeval. As manifestações em Mato Grosso do Sul e a relação campocidade. Boletim DATALUTA, n. 73, NERA, FCT/UNESP, Presidente Prudente (SP), jan. 2014.

MELO, Danilo S. A luta pela terra em Mato Grosso do Sul: o MST e o protagonismo da luta na atualidade. Revista Nera, n.39, FCT/UNESP, Presidente Prudente, 2017.

NARDOQUE, Sedeval. A expansão geográfica do capital e reforma agrária em Mato Grosso do Sul no governos FHC e Lula. In: CAMACHO, Rodrigo Simão; COELHO, Fabiano. (Org.). O campo no Brasil contemporâneo: do governo FHC aos governos petistas. Curitiba (PR): CRV, 2017.

NARDOQUE, Sedeval; MELO, Danilo S. A questão agrária e indígena em Mato Grosso do Sul. Boletim DATALUTA, n. 97, NERA, FCT/UNESP, Presidente Prudente (SP), jan. 2016.

OLIVEIRA, Ariovaldo U. Modo de produção capitalista, agricultura e reforma agrária. São Paulo: Labur Edições, 2007.

SOBREIRO FILHO, José et al. O golpe na questão agrária brasileira: aspectos do avanço da segunda fase neoliberal no campo. Boletim DATALUTA, n.122, NERA, FCT/UNESP, Presidente Prudente (SP), fev. 2018.