A TERRITORIALIZAÇÃO DO CAPITAL E A CONCENTRAÇÃO FUNDIÁRIA EM TRÊS LAGOAS (MS)

Conteúdo do artigo principal

Joser Cleyton NEVES
Sedeval NARDOQUE

Resumo

Constantemente é noticiado nos jornais locais as dificuldades enfrentadas pelos desempregados do município, que convivem paralelamente com a ideologia geográfica (MORAES, 2005) de que a cidade [Três Lagoas]  é dotada de oportunidades e tem vocação para o desenvolvimento. Constantemente vê-se os representantes políticos atribuindo às empresas o “desenvolvimento”10 promovido no município, desde a territorialização do capital na da produção de celulose e de papel. Entretanto, de forma efetiva, a aliança entre Estado e capital demonstra a apropriação dos fundos públicos para facilitação da reprodução ampliada do capital e, ao mesmo tempo, a apropriação da renda da terra na produção por meio dos plantios de eucalipto, matéria prima básica para a produção de celulose. Nessa condição, os capitalistas ocultam seus interesses de produção e de reprodução do capital e vinculam-se à ideologia do desenvolvimento e do crescimento como sendo condição inexorável.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
NEVES, J. C., & NARDOQUE, S. (2019). A TERRITORIALIZAÇÃO DO CAPITAL E A CONCENTRAÇÃO FUNDIÁRIA EM TRÊS LAGOAS (MS). BOLETIM DATALUTA, 12(140). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/52877
Seção
Artigos

Referências

ALMEIDA, Rosemeire A. de. Territorialização complexo eucalipto-celulose-papel em Mato Grosso do Sul.

ANAIS XXI Encontro Nacional de Geografia Agrária. 2012.

GOMES, Weslen Manari; SIQUEIRA, Maria Djanira Ferreira de; PINTO, André Luiz. Influência do uso e manejo florestal dos hortos de eucalipto na vazão da Bacia do Córrego Moeda, Três Lagoas/MS. VIII Fórum Ambiental da Alta Paulista, v. 8, n.2, 2012, p. 1-14, Tupã (SP).

MARTINS, José de Souza. O poder do atraso: ensaios de sociologia da história lenta. São Paulo: Hucitec, v. 2, 1994.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. O capital: crítica da economia política. São Paulo: Boitempo, 2013.

MORAES, Antonio C. R. Ideologias geográficas. São Paulo: Annablume, 2005.

NARDOQUE, Sedeval. A relação campo-cidade: abordagem sob o prisma da questão agrária. In:

SPOSITO, Eliseu Saverio; SILVA, Charlei Aparecido da; SANT'ANA NETO, João Lima; MELAZZO, Everaldo Santos. (Org.). A diversidade da Geografia brasileira: escalas e dimensões da análise e da ação. 1ªed.Rio de Janeiro: Consequência Editora, 2016.

PERPETUA, Guilherme M. A miragem verde: um olhar sobre a mobilidade espacial do capital e da força de trabalho a partir de Três Lagoas (MS, Brasil). 1. ed. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2013.

OLIVEIRA, Ariovaldo U. A mundialização da agricultura brasileira. Anais do XII Colóquio Internacional de Geocrítica. 2012. Bogotá, Colômbia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)