LIMITES E PERSPECTIVAS DA PRODUÇÃO DE AGROCOMBUSTÍVEIS NO BRASIL

Contenu principal de l'article

Thiago Roniere Rebouças TAVARES

Résumé

Este trabalho é resultado das leituras e discussões realizadas na disciplina: Políticas Públicas de Agrocombustíveis e Soberania Alimentar no Brasil e Cuba ofertada no curso de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista.
O modelo de desenvolvimento econômico pautado sobre a lógica da reprodução ampliada do modo de produção capitalista tem provocado, a nível global, uma série de crises, intrínsecas a este sistema, que reverberam sobre os mais distintos setores da sociedade. Desta forma, podemos refletir sobre as últimas crises, tão espetacularizadas pelos meios de comunicação, e nos perguntarmos: como este sistema econômico consegue sobreviver a estas crises?
Para responder tal indagação, precisaríamos, com antecedência, fazer uma análise menos superficial daquelas veiculadas pelas grandes corporações da comunicação e observarmos um pouco mais de perto as pretensas saídas e os desdobramentos socioterritoriais que o capital e seus gestores encaminham - estejam estes presentes na esfera pública, aparelhando o Estado e se apropriando de suas ferramentas, assim como na esfera privada.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
TAVARES, T. R. R. (2010). LIMITES E PERSPECTIVAS DA PRODUÇÃO DE AGROCOMBUSTÍVEIS NO BRASIL. BOLETIM DATALUTA, 3(36). Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/54928
Rubrique
Artigos
Biographie de l'auteur-e

Thiago Roniere Rebouças TAVARES



Références

ANTUNES, Ricardo. O caracol e sua concha: ensaios sobre a nova morfologia do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2005.

BRASIL. PNPB-Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel. Disponível em:< http://www.biodiesel.gov.br/programa.html>. Acesso em 13 de setembro de 2009.

COOPERBIO, Biodiesel e bicombustíveis: energia, alimento, renda e trabalho para o Brasil e para o mundo. Via Campesina. s.d. (impresso)

CHOMSKY, N. O império Americano: hegemonia e sobrevivência. São Paulo: Record, 2008.

FASE – Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional. Agrocombustíveis e a agricultura familiar e camponesa: subsídios ao debate. Rio de Janeiro: REBRIP/FASE, 2008.

FERNANDES, Bernardo Mançano. MST: formação e territorialização. São Paulo: Hucitec, 2000.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Entrando nos territórios do território. In: PAULINO, Eliani. Tomasi.; FABRINI, João. (Orgs.). Campesinato: Territórios em disputa. São Paulo: Expressão Popular, 2008, p. 273 – 301.

FERNANDES, Bernardo Mançano. WELCH, Clifford Andrew. GONÇALVES, Elienai Constantino. Políticas de agrocombustíveis no Brasil: paradigmas e disputa territorial. Universidade Estadual Paulista – UNESP, 2009.

GUTERRES, Enio. Apresentação In: Biodiesel e bicombustíveis: energia, alimento, renda e trabalho para o Brasil e para o mundo. Via Campesina. s.d. (impresso)

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino. A agricultura camponesa no Brasil. São Paulo: Contexto, 2001.

OLIVEIRA, Ariovaldo. Umbelino. A geografia das lutas no campo. São Paulo: Contexto, 2002.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. A globalização da natureza e a natureza da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

STEDILE, João Pedro. Entrevista. O monocultivo dos agrocombustíveis só interessa ao capital internacional. Revista BIODIVERSIDAD. Adital, 2007. (impresso)

Via Campesina. Nota oficial da via campesina. Pequenos produtores esfriam o planeta. Via campesina, 2009

WELCH, Clifford Andrew. FERNANDES, Bernardo Mançano. Agricultura e mercado: campesinato e agronegócio da laranja nos EUA e Brasil. In: PAULINO, Eliane Tomasi.; e FABRINI, João. (Orgs.) Campesinato e territórios em disputas. São Paulo: Expressão Popular, 2008, p. 161-190

WILKINSON, John. HERRERA, Selena. Os agrocombustíveis no Brasil. Quais perspectivas para o campo? Brasil: OXFAN, 2008.