III PNRA: A REFORMA AGRÁRIA COMO DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

Contenu principal de l'article

Bernardo Mançano FERNANDES

Résumé

Nas eleições presidenciais, a reforma agrária foi superficialmente debatida. Os partidos não apresentaram propostas ou projetos de reforma agrária como uma política de desenvolvimento territorial. A reforma agrária foi tratada como um problema em si e os principais candidatos limitaram-se a disputar a responsabilidade sobre o problema, perdendo uma excelente oportunidade de serem propositivos. A tônica foi se a reforma agrária fora realizada ou não e, portanto, se os diferentes tipos de assentamentos são ou não reforma agrária.
Esta polêmica sobre a reforma agrária e sua definição conceitual não é nova. Ela é resultado do debate iniciado em meados da década de 1980 com a introdução da regularização fundiária como política de obtenção de terras e incluídas como assentamentos de reforma agrária. O conceito clássico contém como política majoritária de obtenção a desapropriação e a compra como condição secundária, de modo que a regularização é um estorvo.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
FERNANDES, B. M. (2010). III PNRA: : A REFORMA AGRÁRIA COMO DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL. BOLETIM DATALUTA, 3(36). Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/54927
Rubrique
Artigos
Biographie de l'auteur-e

Bernardo Mançano FERNANDES, Universidade Estadual Paulista - (UNESP)

Coordenador do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária (NERA).

Références

FERNANDES, Bernardo Mançano. MST: Formação e Territorialização. São Paulo: Hucitec, 1996.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Conflitualidade e desenvolvimento territorial. In: Luta pela Terra, Reforma Agrária e Gestão de Conflitos no Brasil. Campinas: Editora da Unicamp, 2008, v.1, p. 173-224.

GIRARDI, Eduardo Paulon., FERNANDES, Bernado Mançano. Geografia da conflitualidade no campo brasileiro. In: Lutas camponesas contemporâneas: a diversidade das formas das lutas no campo. São Paulo: Editora da UNESP, 2009, v.2, p. 339-366.

PROPOSTA de Plano Nacional De Reforma Agrária. Brasília, 2003.

II PNRA – Plano Nacional de Reforma Agrária. Brasília: MDA, 2003.

SANTOS, Rafael de Oliveira Coelho. Estudo das políticas de obtenção dos assentamentos de reforma agrária no Brasil entre 1985 e 2009. Monografia (Bacharelado em Geografia). Curso de Graduação em Geografia. Universidade Estadual Paulista, campus de Presidente Prudente, 2010.

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

1 2 > >>