O “MST DA BASE” E JOSÉ RAINHA JUNIOR

Contenu principal de l'article

José SOBREIRO FILHO

Résumé

O “MST da Base” é a denominação dada ao grupo de trabalhadores rurais sem terra que estão articulados na luta pela terra sob a liderança de José Rainha Junior desde 2003. É um movimento dissidente do MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e foi criado com uma frente de massa consolidada, considerando a experiência histórica de seu criador. Atualmente mantém acampamentos em alianças com o MAST – Movimento dos Agricultores Sem-Terra; MTST - Movimento dos Trabalhadores Sem Terra; MLST – Movimento de Libertação dos Sem Terra; MTB – Movimento Terra Brasil; União dos Movimentos Sociais Pela Terra - UNITERRA, sindicatos de trabalhadores rurais de Andradina, Presidente Venceslau e Marabá Paulista e com a FAAAPOP – Federação das Associações dos Assentados e Agricultores Familiares do Oeste Paulista.
A estrutura organizacional do movimento expressa a experiência da liderança de José Rainha Junior e de sua esposa Diolinda Alves de Souza. Seria impossível compreender a estrutura, história e ação do movimento separadamente da personalidade de José Rainha Junior.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
SOBREIRO FILHO, J. (2010). O “MST DA BASE” E JOSÉ RAINHA JUNIOR. BOLETIM DATALUTA, 3(33). Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/54919
Rubrique
Artigos
Biographie de l'auteur-e

José SOBREIRO FILHO, Universidade Estadual Paulista - (UNESP)

Pesquisador do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária (NERA), bolsista FAPESP.

Références

CUBAS, Tiago Egídio Avanço. Estudo da contribuição da imprensa na representação dos camponeses e ruralistas no Pontal do Paranapanema de 1998 a 2008. 107 f. Monografia (curso de Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Presidente Prudente, 2009.

FERNANDES, Bernardo Mançano. A formação do MST no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2000.

MST. Nota Publica do MST. 2007. Disponível em , acessado em: (falata data)

WELCH, Clifford Andrew. Mobilização camponesa no Pontal: retratos de permanências e transformações de relações sociais no campo, 1946 – 1996. http://www4.fct.unesp.br/nera/artigodomes/1artigodomes_2009.pdf, acessado em 10 de abril de 2009

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s