PINHEIRINHO: MAIS UM EPISÓDIO DA REPRODUÇÃO DA TERRA PARA ESPECULAÇÃO

Contenu principal de l'article

Fabiana Valdoski RIBEIRO

Résumé

Em seu último livro Maricato (2011) dedica um artigo no qual expõe a ideia de que “a terra é o nó” no quadro de desigualdade, violência e espoliação no Brasil. Recentemente, esta idéia é reiterada e posta em primeiro plano da forma mais dramática a partir de inúmeros casos de despejos forçados e reintegrações de posse. Estas ações vão desde os empreendimentos ligados a instalação de grandes infra-estruturas, como Belo Monte, os megaeventos como a Copa do Mundo e Olimpíadas até aqueles, infelizmente habituais, de expulsão violenta de áreas cobiçadas pelo mercado imobiliário, como foi o caso do bairro Pinheirinho em São José dos Campos (São Paulo).


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
RIBEIRO, F. V. (2012). PINHEIRINHO: MAIS UM EPISÓDIO DA REPRODUÇÃO DA TERRA PARA ESPECULAÇÃO. BOLETIM DATALUTA, 5(51). Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/53669
Rubrique
Artigos
Biographie de l'auteur-e

Fabiana Valdoski RIBEIRO, Universidade de São Paulo - USP

Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo.

Références

BRIGADAS POPULARES, JUSTIÇA GLOBAL, REDE DE COMUNIDADES E MOVIMENTOS CONTRA A VIOLÊNCIA. Pinheirinho: um relato preliminar da violência institucional: fevereiro, 2012. Disponível em:<http://global.org.br/wp-content/uploads/2012/01/Pinheirinho-um-Relato-Preliminar-daViol%C3%AAnciaInstitucional.pdf>. Acesso em: fev. 2012.

BRASIL 247. Empresa de Mega Investidor Naji Nahas ganha desconto. Disponível em:<http://brasil247.com.br/pt/247/brasil/39892/Empresa-do-megainvestidor-Naji-Nahas-ganhadesconto.htm>. Acesso em: fev. 2012.

CARLOS, A. F. A. A condição espacial. São Paulo: Contexto, 2011.

CAROS AMIGOS.ONU e OEA recebem relatório sobre violações no Pinheirinho. Disponível em: <http://carosamigos.terra.com.br/index2/index.php/noticias/2455-onu-e-oea-recebem-relatorio-sobreviolacoes-em-pinheirinho>. Acesso em: fev. 2012.

CORREIO DA CIDADANIA. Terrorismo de Estado no Pinheirinho reitera democracia policialimobiliária – Gabriel Brito. Disponível em:

<http://www.correiocidadania.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6759:manchete250112&catid=72:imagens-rolantes>. Acesso em: fev. 2012.

CORREIRO DA CIDADANIA. A justiça trabalhou como Justiça de classe”, afirma o deputado Ivan Valente, entrevista com o deputado Ivan Valente. Disponível em: <http://www.correiocidadania.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=6757>. Acesso em: fev.

COLETIVO DE COMUNICADORES POPULARES. O massacre no Pinheirinho : a verdade não mora ao lado. vídeo que relata o processo de reintegração de posse a violência policial sobre os moradores, Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=NBjjtc9BXXY>. Acesso em: fev. 2012.

FOLHA DE SÃO PAULO. Ação no Pinheirinho viola os direitos humanos, diz relatora da ONU, entrevista de Raquel Rolnik à Folha de São Paulo. Disponível em:<http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1040025-acao-no-pinheirinho-viola-direitos-diz-relatora-daonu.shtml>. Acesso em: fev. 2012.

KOWARICK, L. A espoliação urbana. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.

MARICATO, E. O impasse da política urbana no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2011.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. Plano Diretor: Diagnóstico. São José dos Campos, 2006.

RIBEIRO, Fabiana Valdoski. A produção do lugar na metrópole paulistana. São Paulo: Labur Edições/GESP/USP, 2007. Disponível em: http://www.fflch.usp.br/dg/gesp/labur.htm

REDE BRASIL ATUAL. ONU recebe novo relatório sobre violações no Pinheirinho. Disponível em:<http://www.redebrasilatual.com.br/temas/cidadania/2012/01/onu-recebe-novo-relatorio-sobre-violacoes-nopinheirinho-em-sao-paulo>. Acesso em: fev. 2012.

SANTOS, Milton. Do cidadão imperfeito ao consumidor mais-que-perfeito. In: _____. O espaço do cidadão. 6ª ed. São Paulo: Nobel, 2002. p. 33-42.