AS JORNADAS UNIVERSITÁRIAS DE REFORMA AGRÁRIA NO BRASIL EM 2020: PARADIGMAS, RESISTÊNCIAS E ESPACIALIDADES

Contenu principal de l'article

Isabelle Medeiros de FREITAS
Gabriela Abrahão MASSON
Raquel BUITRÓN VUELTA
Lara Dalperio BUSCIOLI

Résumé

A relação entre a Reforma Agrária e a Educação permite identificar e refletir estruturalmente as desigualdades sociais que são latentes desde o período da formação do território brasileiro, e que se refletem na atualidade na injusta e equivocada distribuição de terras, bem como na desvalorização da Educação do Campo.
Assim, inseridas na educação superior as JURAs são espaços de resistência, construção e difusão do conhecimento popular e científico, em territórios que historicamente se constituíram a partir de relações elitizadas. A partir de premissas Freirianas todo ato educativo é um ato político, e neste sentido as JURAs possibilitam reflexões concretas da realidade, permeada pela organização e luta dos movimentos populares pela reforma agrária no Brasil.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
FREITAS, I. M. de, MASSON, G. A., BUITRÓN VUELTA , R., & BUSCIOLI, L. D. (2021). AS JORNADAS UNIVERSITÁRIAS DE REFORMA AGRÁRIA NO BRASIL EM 2020: : PARADIGMAS, RESISTÊNCIAS E ESPACIALIDADES. BOLETIM DATALUTA, 14(159). Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/53146
Rubrique
Artigos
Bibliographies de l'auteur-e

Isabelle Medeiros de FREITAS, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG

Licenciatura em Geografia, Universidade Federal de Alfenas.

Gabriela Abrahão MASSON, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Assistente Social, Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais (IELACHS) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Departamento de Serviço Social - Coordenadora do Fortalecendo a Agricultura Camponesa em Uberaba (FACU) e vice-líder do Núcleo de Estudos Territoriais e Agrários (NaTERRA).

Raquel BUITRÓN VUELTA , Universidad Nacional de Córdoba - Argentina

Doutoranda em Administração e Políticas Públicas - IIFAP, UNC – Universidad Nacional de Córdoba, Argentina, Doutorado Sanduíche na Universidade de Oregon, USA

Lara Dalperio BUSCIOLI, Universidade Estadual Paulista - (UNESP)

Doutoranda em Geografia, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Fapesp.

Références

Banco de Dados de Luta pela Terra – DATALUTA. 2020. Jornadas Universitárias em defesa da Reforma Agrária. Disponível em: . Acesso em: 05 jan. 2021.

BUSCIOLI, Lara Dalperio. Impactos e Resistências no Processo de Estrangeirização de Terras em Rio Brilhante (MS): O Caso dos Projetos de Assentamentos Federais São Judas, Margarida Alves, Silvio Rodrigues e do Território Indígena Laranjeira Ñanderu. 443 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista. Presidente Prudente, 2016.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Questão agrária: conflitualidade e desenvolvimento territorial. In: STEDILE, João Pedro (Org.). A questão agrária no Brasil: o debate na década de 2000. São Paulo: Expressão Popular, 2013, p. 173-236.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Territórios paradigmáticos: uma leitura preliminar da produção do conhecimento na geografia agrária brasileira a partir dos Encontros Nacionais e dos Congressos Brasileiros de Geógrafos. AGB: Revista Terra Livre. V.2, nº 42, 2014. MST. Minuta para realização das JURAS. 2020. Acervo DATALUTA, 2020.

VINHA, Janaina Francisca de Souza Campos; FERNANDES, Bernardo Mançano. Territórios paradigmáticos na construção do pensamento geográfico agrário brasileiro. Revista Terra Livre, N. 52 (1): 126-152, 2019.

VINHA, Janaina Francisca de Souza Campos. Leituras dos Territórios Paradigmáticos da Geografia Agrária: Análise dos Grupos de Pesquisa do Estado de São Paulo. 389 f. Tese (Doutorado em Geografia). Universidade Estadual Paulista. Presidente Prudente, 2012.

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

<< < 1 2