AS TRANSFORMAÇÕES NO CAMPO BRASILEIRO MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL RURAL

Contenu principal de l'article

Genivânia Maria da SILVA

Résumé

Como resultado do desenvolvimento da tecnificação e do avanço do processo ávido do capitalismo no campo, há desde as últimas décadas do século XX, o fomento e estímulo de várias pesquisas acadêmicas pretendendo analisar as transformações nas relações de produção e de trabalho no campo brasileiro, bem como, a difusão do discurso de desenvolvimento territorial rural. O estudo geográfico do território permite entender relações de poder, conflitos sociais e lutas de classe pelo controle dos espaços de reprodução, denotando as configurações do espaço agrário via movimento dos camponeses e latifundiários. Destarte, atendendo a uma lógica de desenvolvimento global de modernização da agricultura observa-se que foi, sobremaneira, na década de 1970 que o Brasil deu um salto em sua modernidade, quando muitos médios e grandes agricultores passaram a implementar nos processos produtivos o pacote tecnológico para a agricultura, denominada de “Revolução verde”, que inclui fertilizantes, agrotóxicos, maquinários, calendário agrícola etc (MARTINE; GARCIA, 1987). Alude-se que essa “modernização do campo” valorizou, em primazia, o grande e médio latifundiário com incentivo a monocultura para a exportação em detrimento do pequeno produtor.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
SILVA, G. M. da. (2015). AS TRANSFORMAÇÕES NO CAMPO BRASILEIRO: MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL RURAL. Boletim DATALUTA, 8(87). Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/52921
Rubrique
Artigos

Références

ABRAMOVAY, Ricardo. Paradigmas do capitalismo agrário em questão. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1998.

CASTILHO, Ricardo; FREDERICO, Samuel. Dinâmica Regional e Globalização: espaços competitivos agrícolas no território brasileiro. Revista Mercator, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza/CE, vol. 9, nº. 18, Jan./abr., 2010, p. 17-26.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Questão agrária, pesquisa e MST. São Paulo: Cortez, 2001.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Sobre a tipologia dos territórios. In: SAQUET, Marcos Aurélio: SPOSITO, Eliseu Savério (orgs.). Territórios e Territorialidades. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

___________. Movimentos socioterritoriais e movimentos socioespaciais. Revista NERA, número 6, 2005.

___________. Questão Agrária: Conflitualidade e desenvolvimento Territorial. In BUAINAIN, Antonio Márcio(org). Luta pela terra, Reforma Agrária e Gestão de Conflitos no Brasil. Editora da Unicamp, 2008.

SILVA, José Graziano da. O Novo Rural Brasileiro. Campinas: Unicamp, 1999.

SILVA, José Graziano da. Tecnologia e agricultura familiar. Porto Alegre: UFRGS, 1999.

KAUTSKY, Karl. A questão agrária. Tradução de Otto E.W. Maas. Rio de Janeiro: Laemmert, 1986.

HESPANHOL, Antônio Nivaldo. Modernização da Agricultura e desenvolvimento territorial. 4º Encontro Nacional de Pesquisa-ENGRUP,4 São Paulo, pp.370-392,2008. Disponível em: http://w3.ufsm.br/gpet/engrup/ivengrup/pdf/hespanhol_a_n.pdf. Acesso em: 4 mai. 2014.

MARTINE, G. e GARCIA, R. (orgs.). Os impactos sociais da modernização agrícola. São Paulo: Caetés, 1987.

MARQUES, Marta Inez Medeiros. O conceito de espaço rural em questão. In. Terra Livre, São Paulo, ano 18, v. 2, n. 19, p. 94-112, jul./dez. 2002. Disponível em:http://www.agb.org.br/files/TL_N19.pdf. Acesso em: 20 abr. 2014.

MARTINS, José de Souza. Impasses sociais e políticos em relação à reforma agrária e a agricultura no Brasil. Disponível em: www.nead.org.br. Acesso em: 22 abr. 2014.

MARTINS, José de Souza. Os Camponeses e a Política no Brasil. 4ª. ed. Petrópolis: Vozes, 1981.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Modo capitalista de produção na agricultura. São Paulo: Ática, 1986.

______. A agricultura camponesa no Brasil. São Paulo: Contexto, 1991

SCHNEIDER , S. A Pluriatividade na Agricultura Familiar . Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003.

SILVA, José Graziano da. Tecnologia e agricultura familiar. Porto Alegre: UFRGS, 1999.