TERRITÓRIOS DA INSEGURANÇA: O SUICÍDIO DECORRENTE DA INGESTÃO DE AGROTÓXICOS EM ÁREAS RURAIS EM RIBEIRÃO BRANCO/SP

Contenu principal de l'article

Robson de Jesus RIBEIRO

Résumé

Esse artigo tem como objetivo sintetizar alguns achados no decorrer da pesquisa em Andamento no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial da América Latina e Caribe – TerritoriAL do Instituto de Políticas Públicas da Unesp. Dispõe-se nesse texto uma ampla pesquisa bibliográfica sobre o tema em questão “o suicídio decorrente do uso de agrotóxicos” e fontes documentais disponibilizadas pelo município. Há também uma experiência empírica do autor, como já ressaltado a partir de pesquisa anterior que resultou em um livro sobre a temática. Cabe ressaltar que esse texto tem como objetivo sintetizar as reflexões existentes sobre a temática agrotóxicos e estabelecer diálogo com a geografia, visando melhorias nas condições de vida e trabalho. Portanto, não é discutir a fundo a temática e sim pontuar questões importantes para uma melhor reflexão da questão do uso de agrotóxicos.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
RIBEIRO, R. de J. (2018). TERRITÓRIOS DA INSEGURANÇA: O SUICÍDIO DECORRENTE DA INGESTÃO DE AGROTÓXICOS EM ÁREAS RURAIS EM RIBEIRÃO BRANCO/SP. BOLETIM DATALUTA, 11(132). Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/52483
Rubrique
Artigos

Références

ABRAMOVAY, Ricardo. Paradigmas do Capitalismo Agrário em Questão. 3. Ed. São Paulo: Edusp, 2007.

ALMEIDA, M. W. B de. Narrativas Agrárias e a Morte do Campesinato. Rev. RURIS, v. 1; n. 2; Set. 2007.

BRASIL. OPAS/OMS. Manual de Vigilância da Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos. 1996. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/livro2.pdf. Acesso em: 03 dez. 2013.

CARNEIRO, Fernando Ferreira (org.). DOSSIÊ ABRASCO: um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde. São Paulo: Expressão Popular. 2015.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Conflitualidade e desenvolvimento territorial. In: Luta pela Terra Reforma Agrária e Gestão de Conflitos no Brasil. Antônio Márcio Buainain (org.). Editora da Unicamp, 2008

FERNANDES, Bernardo Mançano. Construindo um estilo de pensamento na questão agrária: o debate paradigmático e o conhecimento geográfico. Presidente Prudente:

Tese (livre-docência) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia.

KHATOUNIAN, C. A. A reconstrução ecológica da agricultura. Botucatu: Agroecológica, 2001.

LOPES, J. G. Paisagem e Território. Rev. Geografia Ensino e Pesquisa v.16 n. 2, 2012.

LÖWY, Michael. Eco-socialismo e planificação democrática. In: Crítica Marxista, n. 29, 2009.

PAUL, E. Little. Territórios sociais e povos tradicionais no Brasil: por uma antropologia da territorialidade. Série Antropologia. Brasília: 2002.

SOLAR LÓPEZ, TANIA LARISA. Morte pela própria mão: Estudo etnográfico de narrativas dos Mapuche Pewenche do Alto Bío Bío, no Chile, sobre suicídios acontecidos nas comunidades. (Dissertação de Mestrado); UFSC. - Florianópolis, SC, 2013.

MANIGLIA, ELISABETE. As interfaces do direito agrário e dos direitos humanos e a segurança alimentar [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.

MÉSZAROS, ISTVÁN. Para além do capital. São Paulo. Boitempo editorial, 2002.

PEQUENO MARINHO, A. M. C. Contextos e contornos da modernização agrícola em municípios do Baixo Jaguaribe-CE: o espelho do (des) envolvimento e seus reflexos na saúde, trabalho e ambiente. 2010. Tese (Doutorado em Saúde Pública). Faculdade de Saúde Pública da USP. São Paulo. 2010.

PAULINO, E. T. (Org.) Campesinato e Territórios em Disputa. Expressão Popular. São Paulo, 2018.

RIBEIRO, R. J. Os amargos frutos do trabalho brutal: agrotóxicos e saúde do trabalhador. Planeta Azul; Rio de Janeiro, 2016.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000.

SILVA, J. M. NOVATO, E. FARIA H. P. PINHEIRO, T. M. M. P. Agrotóxico e trabalho: uma combinação perigosa para a saúde do trabalhador rural. Rev. Ciência & Saúde Coletiva, 10 (4): 891-203-2005.