ESCOPO
PERFIL E OBJETIVO
- Destina-se especialmente à publicação de trabalhos inéditos, originais e que apresentem resultados relevantes de pesquisas e contribuições científicas.
- Podem publicar: professores, pesquisadores, técnicos, pós-graduandos, graduandos, Grupos Sociais pertencentes aos movimentos socioespaciais e socioterritoriais e demais profissionais interessados, desde que sigam os procedimentos necessários disponibilizados no item normas.
NORMAS PARA OS AUTORES
Formatos
As publicações do Boletim DATALUTA transitam de acordo com os seguintes formatos:
I) Artigos de revisão bibliográfica, críticas teóricas, ensaios, análises em diferentes escalas e resultados de pesquisas;
II) Resenhas/Notas críticas de livros contemporâneos;
III) Traduções/Palestras de textos relevantes à temática do Boletim DATALUTA.
RECOMENDAÇÕES E INFORMAÇÕES GERAIS
1) Os artigos publicados pelo Boletim DATALUTA adotam a política de implementação do Digital Object Identifier (DOI);
2) Os textos devem ser enviados para o link do Boletim Dataluta (https://periodicos.unb.br/index.php/BD/about/submissions);
3) É fundamental a constante atualização dos dados cadastrais no Boletim DATALUTA (https://periodicos.unb.br/index.php/BD/index);
4) Dados de contato de autores e autoras são informações obrigatórias, especialmente para o estabelecimento de contato;
5) A ABNT NBR 6023 deve ser seguida em caso de citações e referências;
6) O sigilo será mantido em todas as etapas do processo, sendo que os documentos serão avaliados pela equipe editorial e conselho científico afim de deliberar sobre a aceitação, recusa ou nova submissão do manuscrito;
7) A padronização dos arquivos dos manuscritos é um passo importante e que favorece a manutenção do sigilo. Assim, solicitamos que não seja incluído o nome, sobrenome ou qualquer outra forma de identificação em nenhuma circunstância. Solicitamos que o arquivo seja nomeado com a sigla (BD)do boletim seguido pelo primeiro título do artigo (Exemplo: BD Título do artigo);
8) A Revisão e Correção ortográfica e gramatical são da responsabilidade dos autores e autoras. Poderá ser solicitada uma correção profissional;
9) Em caso de financiamento, mencionar o nome da agência ou fundação de fomento à pesquisa. A menção deverá ser realizada por meio de uma nota de rodapé relacionada ao título e deverá detalhar as informações pertinentes (nome, número de processo etc.);
10) As análises, elaborações teóricas, afirmações, referências e conceitos emitidos nos manuscritos não são responsabilidade do Boletim DATALUTA. São expressões e responsabilidades exclusivas dos seus autores e autoras;
11) É obrigatória a inclusão dos dados do OrcID de cada autor ou autora no momento da submissão. O OrcID pode ser obtido pelo link www.orcid.org;
12) Os artigos, resenhas e notas devem ser submetidos na Plataforma (https://periodicos.unb.br/index.php/BD/about/submissions) pelo autor principal, por meio de seu login e senha.
13) Diante da necessidade de contato ou questões, enviar e-mail para: coordenacaoboletimdataluta@gmail.com
NORMAS TÉCNICAS
Os manuscritos submetidos devem obrigatoriamente:
1) Ser originais e inéditos;
2) Estar de acordo com as normas linguísticas de um dos idiomas elegíveis para publicação (português, inglês, espanhol ou francês);
3) Sobre a Autoria, é fundamental considerar que: A) Cada manuscrito está limitado a três autores e autoras, a serem informados no momento da submissão e não sendo possível a substituição. Casos excepcionais devem ser deliberados pela equipe editorial. Cada autor está limitado a uma submissão por ano corrente; B) Que os nomes dos autores e autoras não constem nos manuscritos. A identificação da autoria pelos pareceristas poderá acarretar na exclusão do processo de avaliação. A identificação dos autores e autoras deverá ser feita durante o processo de submissão em espaço adequado. Diante de mais alguma necessidade especial, a equipe editorial entrará em contato; C) Durante o processo cadastral é obrigatória a informação de: nome e sobrenome; e-mail; Instituição (detalhar a unidade e localização – cidade, estado e país); Resumo biográfico (detalhando elementos da formação e experiência); Link Lattes; Link OrcID; D) Artigos compostos por mais de um autor ou autora, devem anexar obrigatoriamente a Declaração de contribuição individual;
4) Os manuscritos devem seguir as respectivas normas:
- Extensão dos manuscritos: Artigos:15 a 30 laudas; Resenhas/Notas: de 4 a 10 laudas; e Traduções: 10 a 20 laudas
- Acerca do Layout da página, é fundamental seguir: A) Espaçamento de 1,5 entre linhas; B) Fonte: Garamond; C) 1,5 de recuo para parágrafo; D) e margens de 3,0 cm (superior, inferior e esquerda) e 2,0 cm (direita); E) Formato A4; F) Cabeçalho e rodapé: 1,25 cm;
5) Os elementos básicos de todos os manuscritos são: A) Título: devem ser apresentados em três idiomas, sendo que um deles seja obrigatoriamente de língua inglesa e o terceiro francês ou espanhol. O Título do idioma oficial do manuscrito deve ser formatado com a fonte Garamond, centralizado, tamanho 14, maiúsculo e em negrito. Os títulos nos demais idiomas devem ser formatados em fonte 14, centralizado e negritados, mas com apenas a primeira letra maiúscula; B) Palavras-chave: é obrigatória a apresentação de cinco palavras-chave, separadas por ponto e vírgula, que não podem ser mencionadas no título e que devem seguir a mesma escolha dos idiomas dos títulos: C) Resumo: devem ser escritos em três idiomas, sendo que um deles obrigatoriamente seja de língua inglesa. Os resumos devem obrigatoriamente deter de 150 a 250 palavras (aproximadamente de 10 a 15 linhas); D) Introdução: Não poderá conter trechos repetidos ou similares ao resumo, não poderá haver citação direta e, tampouco, a inserção de figuras, tabelas, quadros etc.; E) Procedimentos Metodológicos: devem detalhar métodos, decisões, processos e procedimentos, bem como as técnicas, softwares, dentre outros, elementos necessários para a geração, análise ou tratamento de resultados. Tabelas, quadros, gráficos, mapas etc. devem ser explicados.; F) Análise, reflexão, debate ou revisão: deve conter as diversas leituras possíveis apresentadas pelos autores e autoras; G) Considerações Finais.
6) Títulos de seção devem: A) não constar numeração, sistema de letra etc.; B) Não usar recuo de margem; C) Constar em letra minúscula, apenas com a primeira letra maiúscula; D) Usar fonte Garamond 12, negritada e sem nenhuma outra formatação; E) Usar notas de rodapé apenas em casos extremamente necessários.
7) As Notas de Rodapé: A) devem se limitar a três linhas; B) Cumprir a formatação em espaçamento simples, fonte Garamond 10 e justificada; C) não devem cumprir a finalidade de incluir referencias bibliográficas.
8) Figuras, gráficos, fotografias, tabelas, quadros, mapas, pranchas, ilustrações etc., devem: A) não deve conter o nome dos autores ou autoras durante o processo de avaliação. Isso poderá acarretar na exclusão; B) Respeitar os limites da diagramação do Boletim DATALUTA; C) Ser legível e ter boa qualidade que seja compatível com a maioria dos trabalhos já publicados pelo Boletim DATALUTA; D) títulos devem implementar a fonte Garamond 12, estar centralizado e ser negritado; E) Os nomes dos e das organizadoras devem ser inseridos com espaçamento simples, fonte Garamond 11 e alinhamento à esquerda; F) Elaborações gráficas e cartográficas devem ser apresentadas e detalhadas na seção metodologia. Em caso de elaborações cartográficas, é fundamental cumprir os pré-requisitos técnicos básicos de um mapa e o diálogo com a literatura global pertinente; G) Elaborações gráficas ou fotografias devém apresentar resolução mínima de 300 dpi; H) Todos os arquivos e materiais não textuais devem ser anexados na forma de documento complementar; I) É vetada a inserção de elementos não textuais em forma de imagem;
ARQUIVOS BÁSICOS (TEMPLATES)
Template para a submissão de ARTIGOS - Clique AQUI
Template para a submissão de RESENHAS - Clique AQUI
Template de declaração para contribuição individual - Clique AQUI
ANÁLISE DE PLÁGIO
Todos os trabalhos submetidos serão encaminhados para revisão técnica pela equipe Desk Review para a análise de plágio na plataforma Turnitin (indicar a propriedade autoral). A referida equipe verificará os relatórios advindos da revisão e comunicará aos autores ao constatar qualquer citação sem a devida menção de autoria, oportunizando as correções. Casos de autocitação serão permitidos em 10% do texto ou em 50% quando se tratar de resultados de dissertação ou teses.
Denúncias de plágio reportadas à Revista após a publicação serão analisadas pelo Conselho Editorial e o referido trabalho será excluído imediatamente do portal nos casos de confirmação. Salienta-se que as penalidades cabíveis poderão ser aplicadas aos autores.
ANÁLISE DE PLÁGIO
Necessária se faz a cuidadosa organização da lista dos autores nos metadados antes da submissão definitiva do manuscrito. Não serão aceitas reorganizações, adições ou exclusões de autorias independentemente do período do processo editorial.
Nos casos de alterações, o manuscrito atual será arquivado e uma nova submissão deverá ser realizada com a lista integral, tendo as etapas reiniciadas.
DECLARAÇÃO DE REVISÃO TEXTUAL PARA TRABALHOS EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
Artigos submetidos em língua inglesa, espanhola ou francesa deverão ser encaminhados/submetidos juntamente com declaração que ateste a devida revisão do manuscrito por um profissional. O documento aqui solicitado deve ser submetido como documento suplementar.
Ressalta-se que textos com excessivos erros gramaticais e ortográficos, que atrapalhem a leitura e não garantem a qualidade do arquivo, poderão ser rejeitados pela Equipe Editorial sem que passe pela avaliação dos pareceristas.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
A3 (QUALIS 2017-2020)