“A TERRA É A OPÇÃO PARA A LIBERDADE”

Contenido principal del artículo

Nallígia Tavares de OLIVEIRA

Resumen

No acampamento “Vitória” localizado no Município de Presidente Bernardes a acampada Gersina Mendes dos Santos, 47, militante do MST há sete anos, nos concedeu entrevista na qual relata sua participação em ocupações de terras na região do Pontal do Paranapanema. De acordo com o DATALUTA (Banco de Dados da Luta pela Terra) é a segunda região com maior número de conflitos do Brasil (ver mapa). Ela participou de mais de trinta ocupações na região.
Dona Gersina é mãe de cinco filhos dos quais três deles são bóias-frias. Trabalham na usina “Alto Alegre” no município de Santo Inácio – PR e residem no município de Estrela do Norte - SP. Seu objetivo é a “conquista de um pedaço de terra para plantar, colher e morar com seus filhos”, além de tirá-los do trabalho “semi-escravo” no corte de cana. Para ela a terra gera trabalho e não emprego, e é no acesso à terra que Dona Gersina busca a tão sonhada liberdade, que será conquistada através da Reforma Agrária.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
OLIVEIRA, N. T. de. (2008). “A TERRA É A OPÇÃO PARA A LIBERDADE”. BOLETIM DATALUTA, 1(6). Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/54749
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Nallígia Tavares de OLIVEIRA, Universidade Estadual Paulista - (UNESP)

Pesquisadora do NERA – bolsista ciência na Unesp.

Citas

Não há.

Artículos más leídos del mismo autor/a